Economia Titulo Capacitação
Diadema inaugura 1ª
de 5 oficinas escolas

A iniciativa se destina a oferecer qualificação profissional à
opulação de baixa renda; projeto conta com verba federal

Leone Farias
16/06/2012 | 06:46
Compartilhar notícia


 

A Prefeitura de Diadema inaugurou ontem a primeira de um total de cinco oficinas escolas que pretende abrir em breve. A iniciativa, que conta com recursos de emenda parlamentar federal no valor de R$ 500 mil, visa dar aulas gratuitas para auxiliar a população carente a se qualificar para o mercado de trabalho em áreas diversas (confecção e costura, alimentação, informática, marcenaria e reciclagem de madeira).

Além do espaço para qualificação, as oficinas-escola poderão abrigar empreendimentos solidários que utilizem os locais para produção e prestação de serviços.

Na que foi inaugurada ontem, de confecção e costura, funcionará o empreendimento Arte Fênix, que fabrica bolsas, camisetas e sacolas para serem comercializados na feira de artesanato da Praça Castelo Branco. É formado por oito mulheres.

Para montar o espaço, a Prefeitura contou com as parcerias de duas secretarias municipais. A de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio da Ipeps (Incubadora Pública de Empreendimentos Populares e Solidários) entrou com os equipamentos (dez máquinas de costuras) e assessoria; e a Secretaria de Educação cedeu o local e disponibilizou uma professora voluntária para dar aulas. A capacitação deve ocorrer de uma a duas vezes por semana.

A administração municipal conta ainda com a parceria da Fundação Florestan Fernandes, que cederá professores e técnicos para os cursos das oficinas escolas.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Luis Paulo Bresciani, a criação das oficinas escolas fomentará mais geração de trabalho e renda no município e ao mesmo tempo irá promover mão de obra qualificada. "Quem faz as aulas tem três possibilidades, agregar-se a empreendimentos solidários, trabalhar por conta ou buscar emprego com carteira", disse Bresciani. As formações aplicadas a grupos de dez a 12 pessoas terão em média 200 horas aulas de duração.

O secretário assinala ainda que a iniciativa é voltada a moradores do município que sejam, principalmente, de baixa renda: por exemplo, os que estão inscritos no Bolsa Família.

INFORMÁTICA - A próxima oficina-escola será de informática. Bresciani prevê que será inaugurada em julho. Já foram adquiridas 25 máquinas para a oferta dos cursos. Mas o local ainda não foi definido.

COSTURA - Interessados em participar de aulas de costura podem procurar o Centro Comunitário Jardim das Nações (Rua Havana, 133) ou ir à incubadora pública (na Rua Amélia Eugênia, 397).

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;