Política Titulo
MP da Cofins tranca pauta da Câmara
Por Do Diário OnLine
Com Agências
15/03/2004 | 08:31
Compartilhar notícia


A MP (medida provisória) 164, que determina o recolhimento do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre importações, tranca a pauta da Câmara a partir desta segunda-feira. Enquanto ela não for votada, nenhum projeto pode ser analisado pelo plenário da Casa.

O texto foi editado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no fim de janeiro e prevê alíquotas diferenciadas de acordo com o produto importado. O querosene de aviação, por exemplo, pagará 1,25% de PIS/Pasep e 5,8% de Cofins; enquanto a alíquota do PIS/Pasep para pneus novos de borracha será de 1,43%, e da Cofins, de 6,6%.

O Executivo argumenta que a MP confere tratamento tributário isonômico entre os bens produzidos internamente e os importados. A administração, cobrança e fiscalização das contribuições instituídas pela medida provisória serão de responsabilidade da Secretaria da Receita Federal.

Algumas operações estão isentas dessa cobrança, entre elas importações realizadas pela União, Estados, Distrito Federal e municípios; pelas missões diplomáticas e repartições consulares; bens adquiridos em loja franca no país; e objetos de arte recebidos em doação por museus mantidos pelo poder público.

Segundo a Agência Câmara, o texto recebeu 127 emendas. Elas estão sendo analisadas pelo relator da MP, deputado Mário Negromonte (PP-BA).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;