Cultura & Lazer Titulo
Dominando pensamentos
Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
06/12/2009 | 07:02
Compartilhar notícia


Fazer com que as pessoas aprendam mais sobre si e melhorem o universo a sua volta. Esse é o objetivo do escritor e mentalista Ivan Trilha com o lançamento do livro Mentalize e Realize Agora (ProLíbera Editora, 128 páginas, R$ 24,90). Por meio de pequenas atividades diárias, eles tentam ensinar aos leitores a arte de dominar a mente.

"É uma cartilha para quem quer dar os primeiros passos à ajuda pessoal e iniciar o projeto de autoconhecimento", explica o autor, que faz questão de fazer bênçãos espirituais durante toda a entrevista. "As pessoas ainda sofrem com diversos muros internos de medo, de estresse, entre outros males, e todos precisam aprender a lidar com eles."

A publicação que chega agora ao mercado brasileiro trata-se, na verdade, de uma versão atualizada e em português de El Poder de La Mente, lançado originalmente na Espanha, em 1981.

Apesar do sucesso - ele afirma ter vendido mais de seis milhões de exemplares -, Trilha ainda não tem uma resposta para o motivo de ter demorado quase 30 anos para trazer esse projeto ao seu país natal. "Ainda me faço esse questionamento. O Cosmos fez com que o livro fosse um sucesso fora para chegar só agora por aqui", diz, emendando rapidamente outra bênção.

Ao longo das páginas, o mentalista indaga a maneira como fazemos nossas reflexões. Segundo o autor, temos dificuldade em pensarmos em algo sem associarmos a ação a um objeto. O importante é dar um passo além e conseguir clarear sua mente, fazendo-a lhe obedecer.

Os ensinamentos espirituais de Mentalize e Realize Agora consistem em cinco exercícios básicos: observação, memorização, projeção de ‘ideias-força', transmissão de energia e mantra. Mas todas devem ser feitas diariamente e não apenas aos fins de semana. "Devemos aprender a lidar com a falta de tempo e com a mente estressada do dia a dia."

HISTÓRIA - Além da vida marcada pelo mentalismo, a trajetória pessoal de Trilha também chama a atenção. Aos cinco anos, após a morte da mãe, foi adotado por João Goulart. A família do ex-presidente via a figura da avó do escritor como uma espécie de sacerdotisa e assim conheceu o garoto.

O convívio com Goulart fez com que estivesse constantemente ligado a poderosas figuras políticas mundiais e a famosos artistas. Ao longo da carreira, diz ter atendido mais de 40 chefes de Estado. "Eles me perguntam como ser melhores e como podem melhorar para ajudar a sociedade. Na verdade, é o questionamento de todas as pessoas", afirma.

TRECHOS

"O pensamento é uma relação entre aquele que pensa e o que é pensado. Disso se conclui que não é nada fácil definir o pensamento em si mesmo.

Posso perguntar-lhe: Em que você pensa? E com certeza obterei uma resposta imediata. Mas não acontecerá o mesmo se o interrogar sobre como você pensa.

(...) Veja então que é problemático separar o pensamento do objeto pensado" ‘(pág. 13)

**************************

"O mundo o espera aqui e agora. Renovado, equilibrado, focado, determinado, sem medo de ser feliz e livre. Todas as janelas e as portas em um determinado momento se abrirão para você. Sinta isso, imagine isso e crie isso, suavemente em seu vasto poder psíquico interior. Comece a treinar agora. Entre em campo. O jogo é seu e você é o seu técnico. O grande segredo está em falar consigo mesmo em silêncio. A possibilidade de se libertar do passado também está em você. Amorosamente sinta isso agora. Deixe entrar isso em você, deixe fluir isso em você. Porque fora da sua casa mental e de seu templo maravilhoso, que é o seu coração, pode haver grandes abismos. Se saiu fora de si e mostrou o mistério do coração, está no mundo dos abismos. Cuide-se, ame-se, vigie-se, e se respeite." (pág. 20)

**************************

"Desde os tempos mais remotos, vencendo as resistências e as limitações impostas por um cientificismo que pretende fazer do ser humano uma mera função totalmente condicionada ao meio externo, o espiritualismo mais avançado ensina a possibilidade de o ser humano alcançar a paz ao desenvolver plenamente seus potenciais espirituais e mentais.

Para esse espiritualismo, o ser humano é uma centelha que emana da Suprema Inteligência do Universo. Na Terra, o ser humano é a máxima manifestação do Absoluto, e nele convivem os planos inferiores e os superiores.

Assim, ele compartilha muitas das características tais como as manifestações de natureza vegetativa e os instintos que são comuns a toda forma animada, vegetal ou animal." (pág. 99)

**************************

"Diga a si mesmo: ‘Eu sou meu corpo, meu corpo é matéria que não pode ser incluída dentro do meu Eu'. Esse exercício mental se destina a você tomar consciência da independência do Eu em relação a sua vestimenta corporal." (pág. 104)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;