Internacional Titulo
Talibãs destroem estátuas no Afeganistão
Das Agências
01/03/2001 | 09:34
Compartilhar notícia


Usando tanques e lança-foguetes, tropas da milícia religiosa talibã iniciaram nesta quinta-feira a destruição de todas as estátuas, entre elas dois tesouros arquitetônicos do século V: dois gigantescos budas esculpidos em uma colina na província de Bamiyan.

O ministro da Informação, Qadratullah Jamal, disse que a destruição das estátuas começou em Kabul, Jalalabad, Herat, Kandahar, Ghazni e Bamiyan. Segundo ele, a tarefa de destruição se realiza por todos os meios disponíveis.

Os antigos budas do Afeganistão se encontram a 125 quilômetros de Kabul. Um deles mede 53 metros de altura. Os talibãs ordenaram a destruição em massa das estátuas porque, segundo eles, as imagens são contrárias aos ensinamentos do Islã.

O diretor-geral da Unesco, Koichiro Matsuura, disse que a decisão dos talibãs é um verdadeiro desastre cultural.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;