Cultura & Lazer Titulo
Maria Bonomi monta oficina para criar painel temático
Do Diário do Grande ABC
13/04/2004 | 19:42
Compartilhar notícia


  A partir de quinta artista plástica Maria Bonomi, 66 anos, ocupará o anexo do MAC (Museu de Arte Contemporânea), na Cidade Universitária (r. da Reitoria, 109A. Tel.: 3091-3328), em São Paulo, para a preparação do painel temático Epopéia Paulista, que será instalado na Estação da Luz. O evento, aberto ao público, pretende retomar o conceito de artista-residente, reforçando o papel do museu não só na divulgação, mas também na produção artística contemporânea.

Durante seis semanas os visitantes acompanharão os trabalhos de gravação das matrizes do painel de concreto que Maria está desenhando para a galeria de conexão entre o metrô e a ferrovia, sob a rua Mauá, nas novas instalações da estação da Luz. O painel colorido de 73 metros de comprimento e 3 metros de altura será montado no local definitivo em setembro deste ano, pouco antes da inauguração da estação.

Disposta a interagir com o público e revelar os caminhos da realização artística, a artista plástica levará ao MAC uma verdadeira oficina aberta a estudantes de arte e, parcialmente, ao público em geral. Uma pequena exposição com objetos, fotografias, gravuras e textos explicativos apresentará ao público o processo de produção da obra, desde os primeiros esboços até a moldagem das placas de concreto.

A oficina, gratuita, estará aberta de 15 de abril a 30 de maio, de terça a sexta-feira das 9h às 18h. O público poderá vivenciar a residência da artista em quatro modalidades diferentes: Seção tela livre, Operário-artista (para xilogravadores da USP), Interlocutores e Público Especial, que atenderá também ao público portador de deficiências visuais.

Maria Bonomi é uma artista brasileira conhecida internacionalmente por seu trabalho como gravurista. Dessa relação com as técnicas tradicionais nasceram grandes painéis, que são, na verdade, gravuras moldadas no concreto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;