Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 20 de Abril de 2024

Setecidades
>
Coluna
Ocara.Inesquecível

De rancho a escola de samba e sempre voltado ao Carnaval. Uma história que se confunde com a cidade. Superou vazios. Revelou personagens. Sobrevive ao atual período em que Santo André não tem festejos oficiais de Momo

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
19/02/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


“Caiu um pandeiro do céu/Foi Noel quem jogou/Houve silêncio de um minuto/Todo o Brasil tirou o luto/E o samba continuou.” 

Do samba Pandeiro do Céu, de Marinho e Antonio Lopes (do livreto editado pela Agremiação Cultural Estudantil de São Bernardo para o Carnaval de 1953). 

-----

Há 30 anos, no Carnaval de 1990, Memória descobriu o acervo de imagens do Ocara Clube, guiado por Ademar de Barros, que está neste 2020 no DGABC TV, entrevistado pela jornalista Marcela Ibelli em Diálogo Diário. 

Aquelas imagens estão todas preservadas e sistematizadas no Banco de Dados do Diário, preciosidades que enriquecem o mais completo arquivo histórico do Grande ABC. Se não temos passarela do samba, temos história preservada. 

Diário há 30 anos

Domingo, 18 de fevereiro de 1990 – Ano 32, edição 7306 

Volta às Aulas – Data: 19 de fevereiro de 1990. São 348 escolas da rede estadual no Grande ABC. Em São Caetano haverá uma sobra de 12 mil vagas de 1º e 2º graus.

Este número é equivalente ao das crianças de São Bernardo que irão ingressar este ano (1990) no 1º grau, segundo a DRE/Sul (Divisão Regional de Educação).

O quadro transforma São Caetano em um fenômeno já que nos outros seis municípios do Grande ABC a Secretaria Estadual de Educação está construindo 102 salas de emergência utilizando madeirite.

Em São Bernardo e Diadema, especificamente, até laboratórios e bibliotecas serão improvisadas como salas de aula.

Reportagem: Isabel Contadorio e Rafael Guelta 

Em 19 de fevereiro de...

1920 – Anúncio de Carnaval: aluga-se esplendida sacada, com a respectiva sala, da Rua São Bento, 33, segundo andar. Dirigir-se na mesma rua, no Instituto Bergenson.

Roberto Belissi nasce em São José do Rio Pardo (São Paulo). Jogou bocha pelo Bochófilo de Santo André.

1925 – Em construção a igreja do Carmo, em Santo André.

Casam-se, na Capital, Lavínia e Lauro Gomes. Ela, filha de Arthur Rudge Ramos e de Orlandina Rudge Ramos; ele, futuro prefeito de São Bernardo e Santo André.

Nota – Os sogros do mineiro Lauro Gomes são hoje nomes de bairros em São Bernardo.

1930 – Carlos Werner Hackradt é sepultado no Cemitério do Redentor, em São Paulo. Era sócio da firma Fernando Hackradt, estabelecida em Utinga, e diretor da Sociedade Territorial de São Paulo.

1940 – Chove copiosamente em todo o município de São Bernardo, beneficiando as pequenas lavouras.

Em São Paulo ocorrem enchentes. O Tietê transborda e afugenta os moradores dos bairros ribeirinhos. Informa-se que um canal será construído em longo prazo.

Assinado o decreto número 10.952, que regula o esporte no Estado de São Paulo.

A II Guerra. Do noticiário do Estadão: a Grã-Bretanha protestou energicamente junto ao governo da Noruega, em virtude do incidente com o navio ‘Altmark’. De bandeira alemã, o navio mantinha ingleses aprisionados.

1960 – Vereador Hercilio Bueno de Silveira sugere um busto em homenagem a Antonio Flaquer, ex-prefeito de Santo André e ex-deputado.

Informa a Divisão de Diversões Públicas da Secretaria de Segurança: nos bailes carnavalescos continua proibida a dança denominada ‘Rock and Roll’.

Éder Jofre vence por pontos o argentino Ernesto Miranda, conquistando, no ginásio do Ibirapuera, o título de campeão sul-americano da categoria dos pesos galos.

1970 – Motoristas de táxi do Centro de Diadema protestam contra a mudança do ponto da Praça Castelo Branco para a Avenida São José.

Antonio Dalto recebe o diploma de administrador e planejador de publicidade pela Escola Superior de Propaganda. Era diretor da Dalcar Publicidade, de São Bernardo.

1975 – Incêndio destrói dois pavilhões da seção de fiação da fábrica de tecidos Santa Filomena, em São Bernardo.

Hoje

- Dia do Esportista. Data criada a partir da lei número 8.672, de 6 de Julho de 1993, conhecida como ‘Lei Zico’, posteriormente revogada pela ‘Lei Pelé’ ou ‘Lei do Passe Livre’. 

Santos do dia

- Gabino

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 19 de fevereiro: 

- Em São Paulo, Osasco (elevado a município em 1962), Severínia, Taboão da Serra e Tapiraí

- Em Sergipe, Porto da Folha

- No Rio Grande do Sul, Rio Grande

- Em Santa Catarina, Tangará

Fonte:IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.