Economia Titulo
Japão: plano econômico terá isenções tributárias
Por
28/01/2013 | 02:15
Compartilhar notícia


Como parte de seu plano de estímulo econômico, o novo governo japonês vai adicionar um pacote de modestas isenções tributárias corporativas e de investimento. Segundo a proposta, as empresas que investirem mais do que no ano anterior terão uma redução de impostos no valor de 3% do seu total de gastos.

Além disso, a maior quantidade de gastos com pesquisa e desenvolvimento e salários mais altos para os trabalhadores também poderão ser deduzidos dos impostos corporativos. O pacote tem novas isenções para pequenos investidores sobre dividendos e ganhos de capital, assim como novos cortes de impostos para as empresas de entretenimento e para a economia de energia.

Essas propostas fazem parte do pacote fiscal que o governo espera aprovar esta semana. O Ministério das Finanças estima que o plano total reduziria a carga tributária líquida em 270 bilhões de ienes (US$ 3 bilhões) por ano, a maior parte para as empresas.

O pacote, contudo, não tem agradado aos grupos empresariais, que estão reagindo friamente ao plano fiscal, ao destacar o pouco alcance das medidas - muitas delas só entrarão em vigor em dois anos. "Um debate fiscal mais substantivo precisa ser iniciado em breve", disse Hiromasa Yonekura, presidente da Keidanren, a maior federação de empresas do país.

A proposta mostra como o novo primeiro-ministro Shinzo Abe - enquanto recebe pedidos de mais incentivos para as empresas - confia muito mais nos gastos diretos do governo para tentar acabar com o longo declínio econômico do país e coloca pouca fé nos cortes de impostos.

O tamanho total dos cortes é ofuscado pelo pacote de estímulo de gastos de 13,1 trilhões de ienes aprovado pelo gabinete de Abe no início deste mês e pelos 13,5 trilhões de ienes em receita anual estimada vinda do aumento do imposto sobre vendas, aprovado no ano passado. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;