Política Titulo
PMDB, PSDB e PT são os partidos que mais elegeram governadores
Da Agência Brasil
30/10/2006 | 00:04
Compartilhar notícia


O PMDB foi o partido que mais elegeu governadores nas eleições deste ano. Foram sete Estados: Amazonas, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. O número de governadores eleitos foi maior que no último pleito realizado em 2002, quando o partido elegeu cinco governadores.

Nas últimas eleições, o maior número de governadores pertencia ao PSDB, com sete representantes. Este ano, o partido ganhou em seis Estados: Roraima, Alagoas, Paraíba, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

O PT é o terceiro partido com mais governadores eleitos. O partido aumentou de três para cinco os representantes eleitos este ano e está no Acre, Pará, Bahia, Sergipe e Piauí. O PFL reduziu de quatro para um governador eleito este ano  (Distrito Federal). Com um representante também está o PP em Goiás, que não elegeu representante para o governo do estado nas últimas eleições.

O PSB também reduziu o número de governadores eleitos e passou de quatro para três. O partido está no Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. O PDT passou de um para dois estados. Manteve o Amapá e ganhou no Maranhão. O PPS tinha eleito dois governadores em 2002 e manteve os dois: Rondônia e Mato Grosso. O partido pode passar a um governador apenas, porque já abriu processo de expulsão de Blairo Maggi (MT).

Em 2002, o PSL elegeu Flamarion Portela em Roraima, que chegou a se filiar ao PT, mas foi afastado do cargo em 2004 por abuso de poder político e econômico durante a campanha para as eleições de 2002. Em seu lugar, entrou Ottomar Pinto, que era do PTB, e havia sido derrotado (este ano, ele se elegeu pelo PSDB).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;