Setecidades Titulo Diadema 2
Bairro Campanário tem protestos por Habitação e Saúde

De manhã e à tarde, populares e políticos foram às ruas cobrar respostas; um homem foi detido

Por Rogério Santos e Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
26/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Por cerca de uma hora, moradores de uma comunidade localizada às margens do km 18 da Rodovia dos Imigrantes, no bairro Campanário, em Diadema, fizeram protesto contra reintegração de posse de terreno que pertence à Ecovias, concessionária que administra o SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes).

Pelo menos dez pessoas invadiram e bloquearam a pista sentido Litoral com barricada e pneus queimados. O trânsito chegou a dois quilômetros. Muitos motoristas conseguiram entrar no município e fazer o desvio para pegar a Rodovia Anchieta.

Moradores justificaram o protesto dizendo que sabiam do trâmite da reintegração na Justiça, mas alegam que não foram informados do resultado.

Um princípio de confusão foi registrado na chegada das viaturas para a liberação da via. Segundo a corporação, garrafas e pedras foram jogadas contra os policiais e um homem chegou a ser conduzido ao 1º DP (Centro), mas acabou liberado.

Por meio de nota, a Ecovias alegou que apenas cumpriu determinação judicial favorável. Segundo a concessionária, três casas que foram demolidas ontem foram construídas em área considerada de domínio da via.

A empresa alegou que tentou solucionar o problema de maneira amigável, enviando notificação prévia aos moradores sobre a irregularidade da ocupação e necessidade de desocupação da área.

MANIFESTAÇÃO

No período da tarde, o Campanário voltou a ser palco de um protesto. Vereadores petistas que fazem oposição ao prefeito Lauro Michels (PV) se reuniram para cobrar providências quanto à obra da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro, que completou ontem um ano de paralisação.

Cerca de 20 pessoas estiveram presentes. Em nota, a Prefeitura disse que a empresa contratada não tinha condições de terminar a obra e que avalia alternativas, sem estipular data para a entrega, antes prevista para 2013.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;