Internacional Titulo
Obama pede mudança imediata no Egito
Por
02/02/2011 | 01:54
Compartilhar notícia


O presidente dos EUA, Barack Obama, fez um apelo nesta terça-feira para que "comece agora" uma mudança substancial e significativa no Egito, depois que o presidente egípcio prometeu deixar o cargo no inverno. Falando por poucos minutos na Casa Branca depois de conversar com Mubarak ao telefone, Obama disse que os EUA oferecerão todo o apoio ao Egito na transição para um novo governo. "Ouvimos suas vozes", disse o presidente, num recado direto ao povo egípcio.

As declarações de Obama vieram poucas horas depois de Mubarak dizer que não tentará a reeleição nas eleições de setembro, após centenas de milhares de manifestantes tomarem as ruas por todo o Egito durante vários dias, a fim de denunciar seu regime de 30 anos.

Obama repetiu declarações oficiais dadas mais cedo, de que não cabe aos EUA determinar o destino do Egito ou quem será seu próximo líder. O presidente norte-americano disse estar confiante de que o povo egípcio escolherá o caminho apropriado. A despeito da intenção de Mubarak de renunciar no inverno, os manifestantes disseram que querem sua saída imediata.

Obama disse que seu governo, acusado de não fazer o suficiente para apoiar os manifestantes egípcios, continuará a se "levantar" em defesa dos valores universais da liberdade de reunião e de expressão. Ele também cumprimentou os militares egípcios por terem evitado a violência durante as grandes manifestações.

O presidente dos EUA assistiu ao discurso de Mubarak cercado por sua equipe de assessores em segurança nacional. O grupo se reuniu por mais de uma hora para discutir os acontecimentos no Egito, disse o porta-voz da Casa Branca, Tommy Vietor. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;