Setecidades Titulo A partir das 9h
Central das favelas promove ação de doação de sangue em São Bernardo

Cufa quer arrecadar 100 bolsas; estrutura será do hemocentro São Lucas

Bia Moço
Do Diário do Grande ABC
20/02/2021 | 07:00
Compartilhar notícia


A Cufa (Central Única das Favelas) de São Bernardo realiza hoje a campanha Cufa Sangue Bom, que prevê arrecadar mais de 100 de bolsas de sangue. A ação será realizada em parceria com o hemocentro São Lucas, da Capital, a partir das 9h na sede da entidade, na Estrada Poney Clube, 2.087, no Jardim Las Palmas, em São Bernardo.

Esta é a primeira vez que a Cufa são-bernardense realiza o evento, que tem como objetivo disseminar a campanha de doação sanguínea nas favelas do Grande ABC. A participação, no entanto, é aberta a todo o público.

Será montada no pátio da entidade estrutura semelhante às salas de doação de sangue, com sete poltronas e toda aparelhagem necessária. O hemocentro São Lucas será responsável pela entrevista pré-doação, coleta e distribuição das bolsas arrecadadas nos hemocentros.

Segundo o presidente da Cufa São Bernardo, Alex Camburão, como as favelas recebem quantidade alta de doações da entidade, a expectativa é a de que a maior parte dos doadores seja das comunidades. “Depois de um 2020 tão difícil, onde a Cufa sempre esteve na linha de frente ajudando mais de 5.000 favelas, notamos que os hemocentros do País estão praticamente zerados e, então, resolvemos fazer essa ação para mostrar que não existe dificuldade quando o bem se une, seja para levar alimentos ou o próprio sangue”, afirmou Camburão.

Para doar basta apresentar documento com foto, estar alimentado e em bom estado de saúde. As pessoas passarão por triagem. A idade mínima é de 16 anos e máxima, 60. Os doadores têm de pesar mais de 50 quilos e não podem ter passado por procedimentos cirúrgicos ou vacinação recente.

NA REGIÃO

Segundo a Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue), responsável por quatro pontos de coleta na região (dois em Santo André, um em São Bernardo e um em São Caetano), o estoque dos bancos de sangue de fevereiro está 30% abaixo do ideal. Até ontem a entidade havia recebido 3.926 doadores – o mínimo necessário para o mês é de 8.684. Além disso, há falta de bolsas de fator RH negativo e de plaquetas (cuja validade é de cinco dias).

Gerente administrativa da regional da Colsan no Grande ABC, Solange Rios contou que a demanda de bolsas nos hospitais está maior. “Até outubro, por causa da pandemia, muitos procedimentos ficaram parados e o consumo de sangue foi um pouco mais baixo. Este mês, especialmente, nosso estoque está muito abaixo do necessário”, lamentou.

Para doar, basta agendar pelo aplicativo Colsan – Doe Sangue, Doe Vidas, disponível para Android e iOS, ou pelo site (https://agendamento-colsan.doevidas.com.br/web).
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;