Internacional Titulo
Coréia do Norte quer dialogar com EUA sobre arma nuclear
Da AFP
21/10/2002 | 08:15
Compartilhar notícia


A Coréia do Norte, acusada de desenvolver secretamente armas nucleares, anunciou nesta segunda-feira que está disposta a "tranqüilizar os americanos em matéria de segurança" por meio do diálogo com os Estados Unidos.

"A Coréia do Norte está disposta a tranqüilizar os americanos em matéria de segurança com o diálogo, caso os Estados Unidos aceitem abandonar sua política de hostilidade contra nós", declarou o número dois norte-coreano, Kim Yung-Nam, durante as reuniões com representantes da Coréia do Sul em Pyongyang.

As declarações de Kim Yung-Nam constituem a primeira reação da Coréia do Norte às denúncias americanas sobre o programa nuclear militar secreto norte-coreano.

Na quarta-feira passada, o departamento americano de Estado admitiu que a Coréia do Norte manteve um programa secreto de desenvolvimento de armas nucleares, violando o acordo de não proliferação assinado em 1994.

No dia seguinte, um alto funcionário do governo americano revelou que Pyongyang já possui armas nucleares elaboradas com plutônio.

O acordo de não proliferação assinado em 1994 previa a construção de dois reatores nucleares leves na Coréia do Norte em troca da suspensão do programa de armas atômicas de Pyongyang.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;