Política Titulo
Sem votos na Casa, Paço de Diadema opta por adiar criação de taxa

Projeto do Paço prevê emissão de licenças para construção de empreendimentos que causem impacto ambiental

Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
23/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


A visita da secretária de Meio Ambiente de Diadema, Tatiana Capel (PV), à Câmara na quarta-feira não foi suficiente para destravar a votação do projeto do governo Lauro Michels (PV) que institui a taxa de licenciamento ambiental. Na sessão de ontem, o texto foi adiado por dez dias.

Protocolada na Casa há exato um mês, a proposta foi colocada em votação na semana passada, mas o governo teve de adiar a discussão por falta de votos. Não há consenso em diversos pontos do projeto, como se o município tem competência em emitir licenças ambientais em detrimento ao papel da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), ligada ao governo do Estado. A medida do Paço diademense institui a taxa de licenciamento, mas cita que a liberação municipal não substituiria a necessidade dos demais alvarás emitidos por outros órgãos públicos.

O projeto idealizado pelo Paço prevê a emissão de licenças para permitir, por exemplo, a construção de empreendimentos que causem impacto ambiental, sendo “potencialmente poluidoras” ou aquelas “capazes de causar degradação ambiental e danos à saúde”. O valor da taxa varia de R$ 74,20 a R$ 7.420. O cálculo do tributo seria feito de acordo com as horas técnicas “estimadas para análise do pedido” da licença, a ser feito por servidores da Secretaria municipal de Meio Ambiente.

Integrantes da comissão de meio ambiente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), subsecção de Diadema, e e outras entidades da sociedade civil enviarão carta à Câmara exigindo a retirada da medida da pauta ou a rejeição do projeto, alegando que o texto não possui aval do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e que Diadema “não possui delegação do ente federativo estadual, o Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente) para promover o licenciamento de âmbito local”. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;