Memória Titulo
As primeiras musas de Diadema
Por Ademir Medici
12/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 “Diz a discografia brasileira que o primeiro samba gravado foi Pelo Telefone, de Donga e Mauro de Almeida. A música fez enorme sucesso no Carnaval de 1917. A gravação foi feita 21 anos depois com o conjunto regional de Dunga e solo vocal de Zé Gonçalves, o Zé da Zilda.”

Cf. Milton Parron, projeto Memória, Band 2018.

O ano de 1988 fica na história de Diadema como o do seu primeiro Carnaval de Rua oficial, com concurso de escolas de samba e blocos nos moldes do que já vinha ocorrendo em Santo André, São Bernardo, Mauá, São Paulo, Santos, Rio de Janeiro e tantas outras cidades brasileiras. Governo do prefeito Gilson Menezes.

Até então, Diadema era conhecido pelos grandes bailes de Carnaval no Centro e pelas poucas escolas e blocos pioneiros que desfilavam espontaneamente.

E para o Carnaval oficial de 1988, Diadema elegeu o Rei Momo Sérgio de Andrade Carlos, o Beterraba; a Rainha do Carnaval, Zenir Patrocínio; a primeira princesa, Mara de Souza; a segunda princesa, Shirley de Souza; e a miss simpatia, Zaléia de Souza.

O concurso marcou o pré-Carnaval 88 de Diadema, na Associação dos Funcionários Públicos. A repórter Claudia Muller, do Diário, acompanhou: “As candidatas se destacaram pela beleza plástica e pelo samba no pé, e, os Momos, pela animação e simpatia demonstradas na passarela.”

EM PAUTA

J. B. Ferreira, também do Diário, cobriu o concurso de Diadema. Fotografou as nove candidatas. As fotos permaneciam inéditas. Memória as publica hoje com uma sugestão ao Centro de Memória de Diadema: amigos, vamos identificar essas moças, uma a uma, e pensar numa exposição para o Carnaval 2019. São protagonistas de uma história oficial que pode e deve ser construída, preservada, divulgada.

Santos do Dia

Antonio de Constantinopla

Etevaldo

Eulália

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 12 de fevereiro de 1988 – ano 30, edição 6674

Manchete – País recebe proposta de credores

Economia – Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) pede ao ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega, e a Fernando Milliet, presidente do Banco Central, a antecipação do horário bancário.

Memória – Nunca se viu tantos hindus. Da série fotográfica do Panelinha, de Santo André; acervo: Dr. Rubens Awada.

Polícia – Dois latrocínios em São Caetano

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 12 de fevereiro:

Rurópolis (Pará)

Taió (Santa Catarina)

Em 12 de fevereiro de...

1873 – Portaria do governo provincial solicita à Câmara de São Paulo os lugares municipais onde existiam terrenos férteis para o estabelecimento de imigrantes. A Câmara aponta, em primeiro lugar, a Fazenda Caaguaçu, dos frades do Carmo, e em segundo um sítio na Penha.

Nota – Em 1873, o território do Grande ABC, chamado Freguesia de São Bernardo, fazia parte da Capital – alcançaria a autonomia em 1889. A Fazenda Caaguaçu citada ficava em extensas terras que alcançavam também a região.

1918 – Fabricantes de biscoitos da Capital suspendem a produção em protesto contra o imposto de consumo para produtos como biscoitos e bolachas.

1978 – Inaugurado o Pronto-Socorro de Vila Luzita, em Santo André, à Avenida Dom Pedro I.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;