Setecidades Titulo Amanhã
Superlua poderá ser vista com telescópios na Sabina

Observação do fenômeno astronômico, além de estrelas e nebulosas, ocorrerá entre 19h e 21h

Por Da Redação
30/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 A Lua estará maior no céu na noite de amanhã, quando ocorrerá o fenômeno astronômico chamado de superlua, quando o satélite fica mais próximo da Terra. Aqueles que desejarem acompanhar a atração poderão fazer uso de telescópios e binóculos do NOC (Núcleo de Observação do Céu) da Sabina Escola Parque do Conhecimento, entre 19h e 21h.

Também amanhã ocorrerão outro dois fenômenos. Um deles é o eclipse total lunar (Lua de Sangue), que não será visto do Brasil. Por isso, o NOC vai retransmitir ao vivo o eclipse, que poderá ser observado no próprio espaço, a partir das 10h30 ou pela internet, no endereço facebook.com/sabina.planetario. Neste dia ocorre também a Lua Azul, quando há duas luas cheias no mesmo mês, fenômeno que não é comum.

Em caso de céu nublado ou chuva, a observação da Lua ocorrerá na sala de projeção do planetário, com apresentação sobre os eventos do dia relacionados ao satélite, além de reconhecimento do céu no planetário.

Os ingressos para a atração custam R$ 10, com meia entrada para estudantes, professores, servidores públicos da Prefeitura de Santo André, crianças de 6 a 12 anos, aposentados e idosos.

A Sabina fica na Rua Juquiá, Vila Eldízia (entrada na altura do 135 da Rua Juquiá). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 4422-2000.

 

ENTENDA

O fato de amanhã acontecer o eclipse lunar total, coincidindo com a superlua (perigeu) e a Lua azul, é fenômeno astronômico raro. A última vez em que essa configuração aconteceu foi em 31 de dezembro de 1866, há 152 anos. Os próximos dois eclipses com essas características ocorrerão em 31 de dezembro de 2028 e 31 de janeiro 2037.

O eclipse lunar total é quando a Lua está completamente presente no cone de sombra da Terra chamada umbra. A sombra da Terra é dividida em duas partes: penumbra e umbra. A penumbra é a região da sombra que não há o bloqueio completo da luz do Sol. Já a umbra é uma sombra escura, pois a luz do Sol está sendo bloqueada por completo. Quando a lua está presente na penumbra temos o eclipse penumbral, porém, ao estar presente na umbra classifica-se como eclipse total.

Quando ocorre o eclipse total, a Lua assume tom avermelhado, a chamada Lua de Sangue. Esse efeito é um fenômeno atmosférico, já que, ao alcançar a Terra, a luz do Sol – composta de vários comprimentos de ondas – é filtrada pelos gases da atmosfera, porém o comprimento de onda do vermelho é o que atinge a Lua, deixando-a vermelha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;