Memória Titulo
Os campeões 1980 do Carnaval do Grande ABC

O Carnaval de Rua de 1980 no Grande ABC teve desfiles em quatro cidades, com os seus campeões: Mocidade Fantástica de Vila Alice em Santo André...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
19/02/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


O Carnaval de Rua de 1980 no Grande ABC teve desfiles em quatro cidades, com os seus campeões: Mocidade Fantástica de Vila Alice em Santo André (tricampeã); Rosas Negras em São Bernardo (bicampeã); São João em Mauá; e Grêmio Pilar Velho em Ribeirão Pires.

O Ocara alcançou o tricampeonato de Santo André na categoria ranchos, enquanto Pantera Negra, do Jardim Stela, foi o bloco campeão da cidade; em São Bernardo deu Dragões de Ouro entre os blocos.

Sambas-enredos inéditos eram entoados, como o da escola Leões do Vale, da Rua dos Cocais, Jardim Aclimação, em Santo André: "É ouro, é ouro só; é fantasia nas terras de Ofir; o chão faísca, é pedraria", composição do mestre Lagrilla. Gente da Cultura das sete cidades, que tal resgatar esses sambas e produzir CDs para perpetua-los?

A Festa dos Químicos Aposentados

Hoje, a partir das 14h, a Associação dos Aposentados e Pensionistas Químicos do ABC celebra 30 anos de fundação, na sede do sindicato: Avenida Lino Jardim, 401, Vila Bastos, em Santo André. Haverá o lançamento do projeto de comemoração às três décadas. Assembleias temáticas serão realizadas no restante do ano, concluindo-se com a edição de um livro com a história da Associação em dezembro. José Toneloto é o atual presidente.

CIDADES PAULISTAS

Hoje é o aniversário de Osasco, Taboão da Serra e Severínia.

Agenda da Fundação Pró-Memória: 86 anos da fundação da Cerâmica São Caetano (1924).

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 19 de fevereiro de 1980

Carnaval 80 - Tudo é expectativa: quem vai ganhar o Carnaval no Grande ABC, na Avenida Tiradentes em São Paulo, e na Avenida Getúlio Vargas, no Rio?

Social (Chiquinho Palmério) - O Carnaval nos clubes: Aramaçan, Associação e São Caetano EC.

Editorial - Contratempos da lei partidária.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Carnaval e a viagem aos Estados Unidos.

Polícia - Mulher é assassinada no Curucutu, em São Bernardo.

SANTOS DO DIA

Álvaro de Córdova, Bonifácio (Bruxelas 1188 - 1265), Conrado de Piacenza (+ Itália 1351), Gabino e Mansueto.

São Gabino (estampa) nasceu em Dalmácia, atual Bósnia ; tornou-se sacerdote e, por ser cristão, foi perseguido pelas autoridades de seu tempo e degolado em 19 de fevereiro de 296, em Roma.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.

"Era a saudade do passado, era o olhar em meu caminho; agora a sombra do passado é uma sombra de lado." - ‘Devaneios', de Agostinho dos Santos.

EM 19 DE FEVEREIRO DE...

1925 - Lauro Gomes de Almeida, futuro prefeito de São Bernardo e Santo André, casa-se em São Paulo com Lavinia Rudge Ramos.

1970- Motoristas de táxi do Centro de Diadema protestam contra a mudança do ponto da Praça Castelo Branco para a Avenida São José.

Trabalhadores

Nascem em 19 de fevereiro:

1 - Leanide Ozzi. 1891. Natural de Carrara, Itália. Contramestre da Indústria Tonino Carazza. Residência: Rua Santo Antonio, 799, São Caetano.

2 - José Felix Cuencas. 1906. Natural de Sorocaba (SP). Servente da Atlantis. Residência: Avenida Barão de Mauá, Mauá.

FONTE - Primeiro livro geral de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;