Política Titulo
Só petistas apóiam CPI das estatísticas criminais
Nicolas Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
05/05/2007 | 07:01
Compartilhar notícia


O deputado estadual Vanderlei Siraque (PT-Santo André) está recolhendo assinaturas para tentar instalar, na Assembléia Legislativa, uma CPI para investigar as estatísticas criminais no Estado. Embora tenham prometido atuar unidos nessa legislatura, a bancada do Grande ABC não está unida neste tema: dos nove deputados da região, apenas os petistas apóiam a causa e já assinaram o documento.

“Isso aí é uma coisa furada. O Siraque precisa ficar de olho em assuntos atuais, e parar de atuar olhando para o retrovisor”, disparou o tucano Orlando Morando (São Bernardo), aliado do ex-governador Geraldo Alckmin. As supostas distorções nas estatísticas teriam ocorrido na gestão de Alckmin no Governo do Estado.

“E por falar em CPI, é interessante a gente prestar atenção que o Siraque é do PT de Santo André, onde não gostam muito de CPI”, cutucou o deputado tucano de São Bernardo.

Alex Manente (PPS-São Bernardo) considera “justo” o pedido de CPI do petista, mas disse que prefere analisá-lo antes de assinar o requerimento. “Se for bem fundamentado e visar apurar distorções cometidas até o ano passado, assino”, disse. “O Siraque ainda não me procurou para pedir que eu assine o requerimento.”

O deputado do PT de Santo André tem 25 nomes no requerimento e espera contar com novas adesões na semana que vem, depois de o secretário de Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, ter reconhecido haverem dados incorretos nos números do Estado.

“Está comprovado que houve distorção, já que o próprio secretário de Segurança afirmou isso”, disse Siraque. Membro da Comissão de Segurança da Assembléia, ele tentou emplacar a CPI em 2002 e 2005.

Segundo o parlamentar, para quem a responsabilidade por distorções nos números é de Alckmin e do ex-secretário de Segurança Saulo de Castro Abreu, a situação afeta a elaboração de políticas públicas. “Como os dados estão errados, o planejamento é prejudicado.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;