Política Titulo Revés na cidade
Em São Bernardo, petistas refutam derrota nas urnas

Para vereadores da sigla, desempenho deve ser contemplado por vitória de parlamentares

Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
30/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


O fraco desempenho do PT nos dois turnos da eleição dentro do Estado e no Grande ABC não foi visto como fracasso por parlamentares da legenda em São Bernardo, que exaltaram os triunfos de Ana do Carmo, Luiz Fernando Teixeira e Teonílio Monteiro da Costa, o Barba, eleitos deputados estaduais pelo município.

Em âmbito estadual, o partido não conseguiu reeleger Eduardo Suplicy ao Senado, após 24 anos de mandato, viu o candidato ao governo Alexandre Padilha ser apenas o terceiro colocado, em fácil vitória de Geraldo Alckmin (PSDB), com mais de 57% dos votos válidos, e assistiu à derrota da presidente Dilma Rousseff para o presidenciável do PSDB, Aécio Neves, em São Paulo por diferença de 7 milhões de votos.

Para o vereador Zé Ferreira, o petismo atingiu seus méritos em outras esferas. “Foi campanha dura e a realidade no Estado foi a de que o governador garantiu reeleição com margem boa. Sabíamos que isso refletiria na votação da presidente Dilma. Porém, onde nós conseguimos fazer o diálogo diretamente com a população, conquistamos o voto. Um exemplo foi o bairro Alvarenga, aqui em São Bernardo.”

Ao avaliar votos na região, onde a derrota foi ainda maior, já que Alckmin venceu na sete cidades e Dilma somou a mais baixa votação, Zé Ferreira argumentou que a legenda se saiu bem, considerando a eleição de candidatos à Assembleia Legislativa, além da reeleição de Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, à Câmara Federal.

Já para o vereador Paulo Dias, o fracasso não pode ser atribuído ao petismo, destacando a evolução do processo eleitoral. “Foi uma das eleições mais disputadas da história do País. No Estado, o embate foi muito forte, de muita agressão. Contudo, vejo apenas fortalecimento da democracia, com muito debate”, argumentou.

Oposicionista, o vereador Juarez Tudo Azul (PSDB) discordou dos petistas, garantindo que houve derrota do PT. “A eleição é número. Se analisarmos no Estado, a região e São Bernardo, o PT perdeu. No município, seu candidato a deputado estadual mais bem votado não fez 40 mil votos, com apoio da administração e com recursos”. Luiz Fernando foi postulante mais bem votado da sigla na cidade, conquistando 37.686 sufrágios. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;