Cultura & Lazer Titulo
'Herbert de Perto' comove sem apelações
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
09/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Retrato afetivo e generoso do cantor, compositor e líder dos Paralamas do Sucesso Herbert Vianna, o documentário Herbert de Perto, dos diretores Roberto Berliner e Pedro Bronz estreia hoje (não haverá exibição no Grande ABC). Mais recente representante da safra de títulos do gênero lançados neste ano, o filme emociona, sem apelar para a pieguice, e tem como trunfo maior a proximidade entre os idealizadores e o biografado.

Produtor de clipes e amigo da banda desde o início dos anos 1980 - quando o grupo realizou as primeiras apresentações no Circo Voador, no Rio de Janeiro -, Berliner teve acesso irrestrito ao baú do homenageado. Por conta disso, reuniu 250 horas de imagens, entre elas shows, entrevistas e preciosidades, como o registro em super-8 de férias da família Vianna na década de 1960, em João Pessoa, na Paraíba (terra natal de Herbert).

ACIDENTE
O documentário empolga realmente quando aborda o processo de recuperação após o acidente de ultraleve ocorrido em 2001, quando o músico ficou paraplégico e perdeu a mulher, a jornalista inglesa Lucy Needham.

Amadurecido pela tragédia e tentando recuperar a memória recente, o ídolo confronta o próprio passado com a ajuda de Berliner, que exibiu para ele imagens de entrevista concedida em 1987. Na ocasião, o astro demonstrou ímpeto e arrogância juvenis ao dizer que, se perdesse tudo, recomeçaria a vida em qualquer lugar.

Complacente e irônico, Herbert, em 2005, comentou: "Esse mané não sabe o que está falando." Em outro momento, o compositor assiste, com os olhos marejados, a gravações caseiras do cotidiano familiar com Lucy e os três filhos (Luca, Hope e Phoebe).

As duas cenas, assim como o depoimento emocionado do empresário Zé Fortes, são emblemáticas por comoverem o público, sem vitimização. É fato que Herbert de Perto não traz revelações bombásticas, entrevistas polêmicas ou rebuscados efeitos de edição.

Também não oferece análises profundas sobre a obra do personagem, medalhão do rock brasuca. Trata-se apenas de resgate feito em tom fraternal, com ingredientes para agradar aos fãs. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;