Economia Titulo Capacitação
Programa Empretec é referência

Iniciativa do Sebrae ajuda a reduzir mortalidade e a elevar
lucro de empresas com condução competitiva dos negócios

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
22/10/2012 | 07:18
Compartilhar notícia


Desenvolver as qualidades do empreendedor de sucesso, por meio de mudanças de comportamento: esse é o objetivo de um programa do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que, depois de mais de 15 anos em execução no Grande ABC, segue sendo referência por ajudar a impulsionar os resultados dos empresários participantes.

Trata-se do Empretec, seminário de desenvolvimento e capacitação gerencial destinado a estimular o conhecimento das características empreendedoras como estratégia para a condução dos negócios de forma competitiva. A iniciativa é baseada em estudo realizado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 34 países, e que evidenciou dez aspectos do homem de negócios de sucesso, dentre os quais iniciativa na busca de oportunidade, persistência, comprometimento, objetividade no estabelecimento de metas e exigência de qualidade.

Pesquisa feita pelo Sebrae apontou que caiu sensivelmente a mortalidade de empresas de quem passou pelo curso e, além disso, cresceu o lucro líquido da maioria das participantes.

Na região, o vice-diretor da regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de São Bernardo Mauro Miaguti, que participou do programa, atesta que ele tem diferenciais em relação a outros tipos de treinamento em gestão. Segundo ele, muitas vezes, o empreendedor tem conhecimento técnico e sabe, por exemplo, da importância do controle financeiro, mas, na hora de colocar em prática, prefere dar atenção a outras áreas, como vendas ou a produção. "Depois do Empretec, a gente consegue ver a empresa de outra forma; percebe que é preciso trabalhar o negócio e não no negócio", querendo dizer, com isso, que não adianta focar só nas rotinas internas, mas deve-se também olhar a atividade de forma mais abrangente, inclusive verificando o que faz a concorrência.

O escritório do Sebrae no Grande ABC (telefone 4990-1911) realiza hoje, das 15h às 17h, palestra gratuita de apresentação do programa, que é aberto apenas a empresários com CNPJ. O último curso do ano na região será de 19 a 24 de novembro, ao custo de R$ 1.000 (valor que pode ser parcelado em cinco vezes).

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;