Cultura & Lazer Titulo TV
Caravaggio ganha documentário
Por Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
01/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Para coroar o fim da exposição "Caravaggio e Seus Seguidores", que ficou até ontem em cartaz no Masp, na Capital, a TV Cultura exibe hoje, às 23h30, o documentário "Caravaggio - O Mestre dos Pincéis e da Espada", obra inédita em HD sobre o pintor italiano.

O longa-metragem é boa oportunidade tanto para quem perdeu a mostra, quanto para quem foi e deseja conhecer mais da história do artista.
Michelangelo Merisi (1571-1610), Caravaggio em homenagem à cidade onde nasceu, um dos mais célebres e cultuados pintores da história da arte mundial, é também um dos mais polêmicos.

Briguento - por isso a espada no título do documentário -, Caravaggio era assassino jurado de morte por conta deste crime e de outros mais que cometeu nas rodas de jogo em que se meteu. Até hoje existem registros de boletins policiais envolvendo seu nome. Ele até andava com um servo responsável por segurar sua espada.

De qualquer maneira, o que se sobressai no filme é a genialidade que o mestre do jogo de luzes e sombrar legou à sua obra. Pintor principalmente de temas religiosos, feitos com ótica mais próxima da realidade, Caravaggio pintava santos com gente comum servindo de modelo.

Filósofo, historiadores da arte, fotógrafo de cinema e o curador da exposição endossam a força de seu trabalho e discorrem sobre as histórias de sua vida.

Uma das partes do programa exibe um especial sobre o projeto exposto no Masp, que lotou as filas do museu desde o início da temporada.

Os bastidores da mostra que reuniu 500 milhões de euros em pinturas do italiano ganha sabor com depoimentos dos visitantes - entre eles o artista plástico de São Caetano Renato Brancatelli -, que interpretam o mestre Caravaggio com seus conhecimentos ou suas emoções.

O senso comum, especialista ou não, determina: é tão larga e longa a influência de Caravaggio que ainda temos muito que aprender sobre (e com) ele




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;