Interação Titulo Interação
Os três presentes

Nesta semana, mais precisamente no dia 25 de junho, a Avape celebrou 32 anos

Carlos Ferrari
Do Diário do Grande ABC
28/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Hoje é dia de texto comemorativo. Nesta semana, mais precisamente no dia 25 de junho, a Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência) celebrou 32 anos.

Desde que assumi a responsabilidade de presidir a organização, há pouco mais de um ano, tenho testemunhado e feito parte dos esforços de todos que acreditam na entidade para ressignificar e qualificar sua atuação, frente a tantos novos e velhos desafios.

Por isso, na semana em que sopramos as 32 velinhas de aniversário, vou compartilhar com vocês algumas situações e possibilidades que temos vivenciado nestes últimos meses, que neste momento aproveito para reconhecer como verdadeiros presentes para essa jovem instituição.

Vamos primeiro falar de comprometimento. A Avape pode se orgulhar de ter um time de colaboradores engajados e verdadeiramente envolvidos com a causa. Os momentos complicados, repletos de reestruturações e dificuldades, têm sido superados por um conjunto de pessoas com perfis bem distintos, porém algo notadamente incomum: o compromisso.

Tal envolvimento tem contagiado usuários, familiares, amigos, enfim, a comunidade em geral, estimulando a participação cidadã e voluntária em todos os momentos bons, ou nem tanto, que temos atravessado.

Nosso segundo presente tem sido a confiança dispensada por parceiros e pela sociedade em geral, frente a um projeto ousado, porém realista de reestruturação. Diante da decisão estratégica que tomamos, por sermos transparentes mesmo frente a cenários nem sempre tão bonitos, a resposta que temos recebido são inúmeros votos de “sim, estamos juntos” de atores antigos e recém-chegados nesta história de luta.

Por fim, quero lhes falar sobre nosso renascimento. Certa vez li que “30 anos é uma idade difícil (...) A vida acaba, começa a existência.” Tendo a crer que neste caso o que testemunhamos é um pouco diferente, ou seja, aos 32 anos, mais que existir, essa entidade passa de fato a viver com muito mais energia. Creio que isso ocorra não porque tal situação deixou de ser almejada anteriormente, mas sim pelo nível de maturidade que se alcançou três décadas depois de tantas histórias de conquistas e superação.

Não tenho dúvidas em afirmar então que nosso terceiro presente é um renascer com um convite expresso para viver mais e com maior intensidade. A propósito, falando em vida, um dia Gonzaguinha cantou “Somos nós que fazemos a vida, como der, ou puder, ou quiser… sempre desejada.”

E foi assim, nossa Avape foi desejada por pais e familiares de pessoas com deficiência que trabalhavam em uma montadora aqui do Grande ABC em 1982. Depois, seguiu sua história ganhando fôlego e vida, graças a trabalhadores e voluntários apaixonados, que deram a organização não apenas um tamanho substantivo, mas sim uma força alicerçada pelo conhecimento técnico e empírico, reconhecimento social e político, e claro pela qualidade praticada e certificada.

A Avape atendeu em 2013 mais de 12 mil pessoas. Tem atualmente por volta de duzentas instituições parceiras, dos setores público, privado e não governamental.

Desta forma, publicamente neste artigo de homenagens a essa grande organização, quero saudar e agradecer tantos homens e mulheres que ajudaram a escrever cada linha desta caminhada. Me despeço aproveitando a oportunidade para convidar você, leitor, a vir fazer parte desta história. Espero que sua chegada seja o novo presente para nossa Avape, e que ela passe a ser o grande presente para sua vida.

* Carlos Ferrari é presidente da Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência), faz parte da diretoria executiva da ONCB (Organização Nacional de Cegos do Brasil) e é atual integrante do CNS (Conselho Nacional de Saúde). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;