Esportes Titulo
Spurs vence Heat e conquista quinto título na NBA
Por
16/06/2014 | 07:42
Compartilhar notícia


Finalmente a NBA tem um brasileiro em seu hall de jogadores campeões. A honra coube ao pivô Tiago Splitter, que ajudou o San Antonio Spurs a vencer o quinto jogo contra o Miami Heat, do astro americano LeBron James, por 104 a 87, no AT&T Center, no domingo. Com o resultado, a equipe fechou a decisiva série melhor de sete por 4 a 1.

Esse foi o quinto título da franquia do Texas, todos com o técnico Gregg Popovich no comando do time e com o ala/pivô Tin Duncan - os texanos ficaram com o anel de ouro também em 1999, 2003, 2005 e 2007. A conquista pode ser considerada uma revanche, já que na temporada passada os Spurs foram derrotados pelo Heat por 4 a 3 na decisão.

Splitter, de 29 anos, é catarinense de Blumenau, foi selecionado pelo Spurs no draft de 2007, jogou no basquete espanhol por duas temporadas e, desde a temporada 2010/2011, está na equipe texana. O pivô, de 2,11m, faz parte do grupo de jogadores que o técnico argentino Rubén Magnano pretende levar para defender a seleção brasileira no Mundial da Espanha, que será realizado entre os meses de agosto e setembro.

Antes do próprio Splitter na última temporada, apenas o pivô Anderson Varejão, também da seleção brasileira, havia disputado uma final de NBA. Foi pelo Cleveland Cavaliers na temporada 2006/2007 - o Cavaliers foi "varrido" pelo Spurs por 4 a 0.

A missão do Miami Heat era ingrata - precisava vencer três jogos consecutivos para conquistar o tricampeonato consecutivo, feito obtido pela última vez na principal liga de basquete dos Estados Unidos com o Los Angeles Lakers (2000/01/02), mas a equipe nem chegou perto disso.

O jogo começou difícil para o Spurs. Com LeBron inspirado, o Miami Heat abriu 22 a 6. Sem pressa, a equipe do Texas buscou o resultado e terminou os primeiros 12 minutos apenas 7 pontos atrás do marcador. No segundo quarto, com revezamento na marcação em LeBron, o Spurs conseguiu virar a partida e foi para intervalo com vantagem de 47 a 40 no placar.

O confronto foi decidido no terceiro quarto, quando mais uma vez o Spurs conseguiu um aproveitamento de nada menos do que 71,4% de aproveitamento dos arremessos de três pontos, especialmente com o argentino Manu Ginobili. No último quarto, o San Antonio apenas administrou o placar e fechou o jogo sem grandes problemas. Mesmo perdendo o jogo, LeBron foi o cestinha do jogo, com 31 pontos - ele ainda pegou 10 rebotes.

O resultado consagrou Tim Duncan, que se tornou o segundo jogador a conquistar títulos da NBA em três décadas diferentes - antes, apenas John Salley havia realizado tal feito.

O MVP (jogador mais valioso) da partida foi Kawhi Leonard, de 22 anos. Após a partida, Tim Duncan estava visivelmente emocionado. "Isso é incrível. Construímos essa vitória nos vestiários após perdermos as finais no ano passado. Gregg Popovich foi incrível. Isso tudo 17 anos após minha primeira vitória. Ainda tenho uma paixão grande pelo esporte. É incrível. Estou terminando minha carreira, penso nos meus filhos. É incrível."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;