Setecidades Titulo Saúde
Santo André atrasa entrega
de hospital na Vila Luzita

Prazo de entrega do complexo foi prorrogado até dezembro;
operários da obra acreditam que inauguração será em março

Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
17/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Inicialmente previsto para entrar em operação no início do ano, o Complexo Hospitalar da Vila Luzita, em Santo André, teve prazo de entrega prorrogado para até dezembro. A última previsão divulgada pelo Diário dava conta de que o hospital seria entregue até o fim de junho. Depois, a administração marcou para outubro e ontem estendeu o prazo para o último trimestre do ano. O centro médico está localizado na esquina da Avenida São Bernardo com a Rua dos Cocais.

Apesar da estimativa, operários que trabalham na obra - que teve início em setembro - acreditam que o hospital será inaugurado somente em março.

Ainda em fase inicial, falta erguer três pavimentos e apenas o esqueleto com a estrutura metálica fincada ao chão pode ser visto no terreno. Por dentro há vigas, lonas que protegem a estrutura da chuva e amontoados de folhas e lixo reciclável nas laterais.

Na opinião dos operários, o prazo divulgado dificilmente será cumprido. Segundo um dos trabalhadores, que não se identificou, a obra está apenas 30% concluída. O encarregado que estava no local ontem à tarde, Reinaldo Carneiro, avalia como praticamente impossível a inauguração antes do fim do ano. Ele presta serviço à empresa responsável pela instalação da estrutura da obra. Depois que a tarefa for concluída, daqui a três ou quatro meses, outra contratada assumirá os serviços de concretagem. "Isso às vezes demora (transição do trabalho). Com tempo chuvoso, a espera se prolonga mais ainda."

O hospital é custeado com recursos municipais de R$ 3,5 milhões, terá 60 leitos e 165 médicos e atenderá casos de alta e média complexidade.

Vizinhança e comerciantes desconfiam das últimas promessas anunciadas pela administração municipal. Uma ambulante que trabalha na Avenida São Bernardo critica a morosidade. "Todo dia dou uma olhadinha para ver o andamento e não muda quase nada. Impressionante. Tem pouca gente e a movimentação é pequena. Até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Santo André, que demorou bastante, ficou pronta antes", disse Paloma Rocha Oliveira, 17 anos.

Além da localizada no Jardim Santo André, a unidade da Vila Sacadura Cabral também foi entregue. Com atraso. Ambas começaram a ser erguidas em 2011. Os prazos de inauguração foram prorrogados diversas vezes e finalmente cumpridos em abril e junho. A última UPA em construção, no Centro, continua sem data de inauguração.

A Prefeitura alegou que no projeto inicial do terreno da Vila Luzita constava a construção de uma UPA, mas a solicitação foi negada pelo Ministério da Saúde. Por isso, foi preciso fazer readequação e incluir estacionamento aos usuários, o que adiou os trabalhos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;