Internacional Titulo
Montesinos é condenado a 15 anos de prisão
Por Da AFP
29/06/2004 | 00:05
Compartilhar notícia


A Justiça peruana condenou nesta segunda-feira a 15 anos de prisão o ex-assessor de Inteligência Vladimiro Montesinos, considerado o homem forte do governo de Alberto Fujimori. Montesinos, que enfrenta 64 acusações, foi considerado culpado por peculato, corrupção e formação de quadrilha.

Além dos 15 anos de prisão, o réu terá de pagar uma multa de US$ 14,3 milhões.

De acordo com a decisão da Justiça, ficou provado que Montesinos entregou vários milhões de dólares para empresários da TV peruana com o objetivo de garantir a reeleição de Fujimori, em 2000.

Extraditado da Venezuela em 2001, Montesinos foi o responsável por organizar a rede de corrupção do governo de Fujimori (1990-2000). Ele está preso há 15 meses em uma base militar de Lima, após protagonizar uma fuga cinematográfica em outubro de 2000, que o levou para Panamá, Costa Rica e Venezuela, antes de ser deportado de volta ao Peru.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;