Esportes Titulo
Copa de 2006 define mais 17 vagas
Por Divanei Guazzelli
Do Diário do Grande ABC
03/10/2005 | 09:49
Compartilhar notícia


De sexta-feira até o dia 12, o futebol conhecerá mais 17 participantes da Copa da Alemanha, que será disputada de 9 de junho a 9 de julho de 2006. O maior contingente sairá do futebol europeu, com a decisão de sete campeões de grupo (a Ucrânia já está classificada) e os dois melhores segundos colocados. A África definirá as cinco vagas; na América do Sul, o terceiro e quarto classificados das eliminatórias se juntarão a Brasil e Argentina e, na região das Américas do Norte e Central, Estados Unidos e México, assegurados, devem ganhar a companhia da Costa Rica. A Ásia é o continente que tem todos (quatro) representantes conhecidos: Arábia Saudita, Irã, Japão e Coréia do Sul.

Além da anfitriã Alemanha, de Brasil e Argentina, dos quatro asiáticos, de Estados Unidos e México, o Mundial de 2006 tem pelo menos um estreante definido: a Ucrânia, uma das ex-repúblicas da extinta União Soviética, e que tem como principal jogador o artilheiro Shevchenko, que atua no Milan, ao lado dos brasileiros Kaká, Dida, Cafu e Serginho.

Dos países que conquistaram Mundiais, Uruguai (campeão em 1930 e 1950), Inglaterra (1966) e França (1998) correm riscos de não chegar à Alemanha. O Uruguai, por exemplo, deve no máximo disputar a repescagem contra o vencedor da Oceania (Austrália). A Inglaterra tem de superar a Polônia, e os franceses participam de um grupo equilibrado, com a líder Suíça, Israel e Irlanda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;