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Lojas de R$ 1 movimentaram R$ 3,3 bi
Cristiane Bomfim
Do Diário do Grande ABC
07/01/2008 | 07:13
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As lojas de produtos populares – em que os preços variam de R$ 1 a R$ 20 – movimentaram R$ 3,3 bilhões em 2007. A expectativa é que neste ano, o mercado cresça 15%, elevando o faturamento para R$ 3,79 bilhões, de acordo com levantamento feito pela ABIPP (Associação Brasileira dos Importadores de Produtos Populares).

Segundo a mesma instituição, os produtos importados representam hoje 30% dos comercializados no País. São cerca de cinco mil itens vindos especialmente da China. No total, são cerca de 130 milhões de unidades vendidas. Com a manutenção do dólar abaixo dos R$ 2 e o aumento de poder aquisitivo das classes C, D e E, a previsão é que a importação cresça 10% em 2008 e sejam comercializados 180 milhões de unidades.

“Os importados populares são na maioria das vezes produtos sem concorrência nacional”, explica o presidente da ABIPP, Gustavo Dedivitis. Entre os itens mais procurados estão as utilidades domésticas (como pratos, copos e talheres), que representam 30%; artigos de decoração (porta-retratos, vasos, entre outros), respondem por 25%.

Os produtos de época, como Carnaval e Natal representam 25% dos itens mais vendidos durante o ano. Segundo o atacadista de produtos populares, Rodrigo Mouwad, que possui lojas populares na Capital e muitos clientes do Grande ABC, no Carnaval, a maioria dos produtos são nacionais. “Enquanto isso, no Natal mais de 90% do que comercializamos é importado”, explica.

Brinquedos representam 15% das vendas e ferramentas, cerca de 8%.

Ele afirma que as vendas em 2007 superaram as expectativas. “Foi um ano muito bom e acredito que em 2008 teremos crescimento de 30%”, comemora.

Qualidade - De acordo com Gustavo Dedivitis, a venda de produtos nacionais terá crescimento entre 10% e 15%. “Será um bom ano para este segmento. Os produtos populares que antes eram vistos como de qualidade ruim hoje estão sendo mais bem aceitos pela população”, afirma.

Ele garante que produtos importados encontrados em lojas a partir de R$ 1 tem qualidade. “É fácil checar. Eles têm que ter gravado na embalagem um selo de qualidade e origem da ABIPP, além da certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).”

De acordo com a ABIPP há no País cerca de 50 mil lojas de variedades populares. Juntas, elas empregam 250 mil pessoas. O estado de São Paulo detém metade dos pontos de venda.



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