Internacional Titulo
Bush registra a menor popularidade desde Nixon
Da AFP
23/01/2007 | 10:57
Compartilhar notícia


Várias pesquisas americanas mostraram que a popularidade de George W. Bush é a menor de um presidente dos Estados Unidos nas últimas décadas, ante de um discurso sobre o estado da União, programado para esta terça-feira. Ele apenas supera Richard Nixon, quando renunciou ao cargo em 1974 pelo escândalo Watergate.

A CBS News situa a popularidade de Bush em 28%, o menor índice registrado nas sondagens da emissora. Ainda conforme a emissora, 64% dos americanos são contrários à administração do republicano.

Outra pesquisa, da rede ABC e do jornal Washington Post, divulgada na última segunda-feira, registra uma aprovação de 33%, que iguala o mínimo em sua popularidade segundo o estudo, registrado em maio de 2006.

Segundo o Washington Post, os últimos dois presidentes a proferir discursos sobre o estado da União com índices de apoio tão reduzidos foram Nixon em 1974 e Harry Truman, durante a guerra da Coréia em 1952.

Nixon renunciou posteriormente, no mesmo ano, para evitar uma iminente destituição por parte do Congresso, em meio ao escândalo de espionagem da sede do Partido Democrata, no edifício Watergate de Washington.

Outra sondagem, da NBC News e do Wall Street Journal, indica que o apoio a Bush é de apenas 35%, o menor registrado nos estudos dos dois meios de comunicação. Dos 1.007 adultos ouvidos pela pesquisa - entre 17 e 20 de janeiro e com margem de erro de 3,1% -, 67% desaprovam a gestão de Bush no Iraque.

A pesquisa ABC/Washington Post mostra que para 71% dos entrevistados, os Estados Unidos estão num caminho ruim, o maior índice de pessimismo da última década. No total, 51% dos entrevistados desaprovam o trabalho de Bush e 17% apóiam o mesmo.

A última pesquisa foi realizada por telefone entre 16 e 19 de janeiro, entre mil adultos, com margem de erro de 3%. A CBS News ouviu 1.168 pessoas, também por telefone, entre 18 e 21 de janeiro, e tem margem de erro de 3%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;