Setecidades Titulo Criminalidade
Aumentam roubos e furtos de veículos

Dados da SSP apontam alta de 11,5% no número de casos no Grande ABC

Por Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
26/06/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


As estatísticas criminais da SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública) divulgadas ontem referentes a maio apontaram novo crescimento no número de roubos e furtos de veículos no Grande ABC.

Na comparação com mesmo período do ano passado, a região teve 11,5% de aumento no registro desses dois tipos de ocorrências. Diadema apresentou os dados mais preocupantes, com acréscimo de 59,1%.

O comandante da Polícia Militar no Grande ABC, o coronel Helson Léver Camilli, já havia estabelecido o combate a esse tipo de prática criminosa como uma das prioridades de sua gestão. Camilli assumiu a região em abril e na tarde de hoje recebe oficialmente o comando das mãos do antecessor, coronel Roberval França, que agora é o comandante geral da corporação.

Na avaliação do coronel, o aumento está diretamente ligado a outros tipos de ilegalidade, como tráfico de drogas e os desmanches. Mesmo assim, a polícia ressalta que a resposta oficial ao delito é satisfatória. Segundo Camilli, cerca de 60% dos veículos roubados ou furtados no Grande ABC são recuperados. A média é de 120 crimes por mês nos sete municípios e 60 no Estado.

Outro problema é a utilização de endereços no Grande ABC como destino para automóveis roubados. As estatísticas mostram que 30% de todos os veículos levados de seus donos em São Paulo são encontrados na região.

Em todos os outros crimes contabilizados pela SSP, o Grande ABC apresentou avanços. Roubos e furtos em geral tiveram queda de 3,05%. Em São Caetano, houve aumento de 10,2%. Crimes contra o patrimônio representam a maior preocupação no município.

Já o número de homicídios se manteve estável. Foram 16 casos em ambos os meses de comparação. Mauá registrou aumento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;