Internacional Titulo
Cuba não criará obstáculos para transporte de talibãs
Das Agências
12/01/2002 | 12:58
Compartilhar notícia


O governo cubano garantiu na sexta-feira que não criará obstáculos para o transporte dos prisioneiros talibãs à base naval norte-americana de Guantánamo, e ofereceu cooperação médica e sanitária para a área em volta da instalação, segundo declarações oficiais.

"Não criaremos obstáculos para o desenvolvimento da operação", informou o governo cubano, que reconheceu ter sido previamente informado, mas não consultado, a respeito.

Os 20 primeiros prisioneiros talibãs chegaram na sexta à base de Guantánamo, onde são preparadas condições para receber uma quantidade muito maior de prisioneiros para serem interrogados, segundo fontes do Pentágono.

O comunicado informa ainda que "o governo de Cuba aprecia a informação prévia fornecida, e soube com satisfação das declarações públicas das autoridades norte-americanas no sentido de que os prisioneiros receberão um tratamento adequado e humano, que poderá ser controlado pela Cruz Vermelha Internacional".

"Estamos dispostos a cooperar com os serviços de assistência médica que forem requeridos, programas de saneamento e de luta contra doenças nas áreas sob nosso controle em torno da base, ou qualquer outra forma útil, construtiva e humana que possa vir a surgir", agrega o texto oficial, distribuído à imprensa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;