Cultura & Lazer Titulo
Jorge Amado se recupera, mas continua internado na UTI
Por Do Diário OnLine
23/06/2001 | 15:55
Compartilhar notícia


O escritor Jorge Amado, 89 anos, que está internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Aliança de Savador, apresentou melhora na crise de hiperglicemia, com quadro clínico estável. O primeiro boletim médico sobre o paciente foi divulgado às 14h50 deste sábado pelo hospital, revelando que ele deu entrada na quinta-feira - e não na quarta, como funcionários haviam informado.

A mulher de Jorge Amado, Zélia Gattai, e sua filha Paloma deixaram o hospital neste sábado afirmando que 'o pior já passou'. Ele chegou a ter uma infecção urinária, fibrilação cardíaca (revertida rapidamente pelos médicos) e quase entrou em coma.

Paloma afirmou que ele já respira sem o auxílio de aparelhos e não mais recebe sedativos. O boletim afirma que o quadro de Jorge Amado é estável e com sinais vitais mantidos, mas carente de vigilância intensiva.

Zélia comentou que Jorge Amado sofreu um enfarte em 1993, se submetendo a uma angioplastia para desobstrução de artéria coronária em 96, além de ter implantado um marcapasso em 97, para regular a freqüência cardíaca.

Ela mostrou fotos que tirou com o escritor na terça-feira, quando os dois jogavam baralho em casa. Jorge Amado apenas começou a passar mal no dia seguinte, quando seu médico particular, Jadelson Andrade, estava em uma viagem. Zélia chamou outros dois médicos, que recomendaram repouso absoluto ao escritor.

A mulher de Jorge Amado disse que não há previsões para ele deixar a UTI e seguir para uma unidade semi-intensiva ou quarto comum. "Não estamos com pressa, queremos que ele se recupere totalmente", disse Paloma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;