Economia Titulo
Geração de vagas para jovens permanece como desafio
18/06/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


A geração de emprego para os jovens nas grandes cidades permanece um desafio. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o percentual de jovens na faixa de 16 a 24 anos - idade-alvo do programa Primeiro Emprego, criado pelo governo Lula em 2003 e desmobilizado no final de 2007 - no total de ocupados nas seis principais regiões metropolitanas do País era de 18,7% em abril de 2003 e não ultrapassava 17,1% em abril de 2008.

A situação não era diferente em São Paulo, onde a fatia dos jovens no total de ocupados, no período, recuou de 20,2% para 18,7%. Os dados demonstram que, dos 2,9 milhões de trabalhadores que passaram a integrar a população ocupada entre abril de 2003 e abril de 2008, apenas 150 mil eram da população mais jovem.

O ritmo de expansão do número de jovens ocupados foi quatro vezes menor do que o crescimento da ocupação total nas seis regiões.

Enquanto o total de ocupados subiu 16% nesse período de cinco anos, de 18,5 milhões para 21,4 milhões, o número de ocupados na faixa etária de 16 anos a 24 anos aumentou quatro vezes menos no período ou apenas 4,3%, passando de 3,45 milhões para 3,6 milhões de pessoas.

O gerente da pesquisa mensal de emprego do IBGE, Cimar Azeredo, disse que os dados relativos ao emprego dos jovens refletem o menor crescimento da população nessa faixa etária nos últimos anos e a dificuldade gerada pela inexperiência e falta de especialização.

É preciso levar em conta, disse Azeredo, que a fatia dos jovens na PIA (População em Idade Ativa, acima de 10 anos de idade) está crescendo em patamar abaixo do índice geral.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;