Economia Titulo
Analistas argentinos culpam FMI pela crise regional
Por Das Agências
23/06/2002 | 14:52
Compartilhar notícia


Diversos analistas argentinos concordaram em apontar diversas responsabilidades do FMI (Fundo Monetário Internacional) na crise econômica e financeira que abala a região sul-americana.

"As oscilações e os equívocos locais (na América do Sul) não escondem o monumental erro de cálculos do FMI", cujos funcionários supuseram que a crise argentina "tinha sido isolada", disse o colunista Joaquín Morales Solá, do jornal “La Nación”.

Segundo Morales Solá, "o Brasil é uma vítima indireta da Argentina, que lhe fornece um elemento adicional e externo aos sérios conflitos internos de seu principal vizinho". "Não é culpa da Argentina a enorme dívida pública do Brasil, mas é culpa da longa instabilidade argentina", disse Morales Solá, que também vê com preocupação o que sucede no Uruguai e no Chile e inclusive no México, que "não poderia sair ileso de uma crise generalizada no sul da América".

O colunista Eduardo van der Kooy, do jornal "Clarín", acrescentou que "os estremecimentos do Brasil, sobretudo, mas também do Chile e do Uruguai, estão servindo para revelar os buracos cada vez maiores que se advertem na administração de George Bush (presidente dos EUA) e no FMI". "Paul O'Neill, secretário de tesouro (dos EUA), insiste em que a crise brasileira obedece exclusivamente ao temor de um triunfo de Lula, mas seu número dois, John Taylor, frisou a Argentina como um fator detonante", afirmou.

O colunista Julio Nudler, do jornal "Página/12", advertiu que "se os Estados Unidos e o G-7 não agirem para mudar o curso dos acontecimentos, tanto Brasil como a Argentina deverão obter de seus credores quitações substanciais para poder voltar a começar".

"O problema é de tal grandeza que transcende o FMI. Deverão encarar esta situação George W. Bush, Paul O'Neill e Colin Powell [secretário de Estado dos EUA], mas é provável que só a assumam quando várias grandes empresas norte-americanas lhes avisarem que seus negócios e seus lucros estão sofrendo com a catástrofe latino-americana", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;