Cultura & Lazer Titulo
Peça ‘Tauromaquia’ revela clausura do homem no sertão
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
05/03/2005 | 16:43
Compartilhar notícia


A clausura masculina em meio a uma viagem interminável. Esta investigação paradoxal do universo do homem é feita na peça Tauromaquia pela Cia Teatro Balagan. A montagem dirigida por Maria Thaís está neste sábado, às 21h, e neste domingo, às 20h, no Teatro Municipal de Santo André, com ingressos a R$ 10.

Dez atores interpretam um grupo de vaqueiros pronto para uma longa travessia do sertão. Mergulhados em seus labirintos, os homens assumem um percurso em direção ao medo. A amplidão do sertão oferece uma sensação de liberdade, logo transformada em um sentimento de aprisionamento.

Os vaqueiros aparecem em cena num labirinto. Em seguida reúnem-se para a viagem. O velho (arquétipo do sábio) sente que essa é uma travessia diferente, provavelmente a última. Na verdade, todos integrantes da caravana pressentem algo de estranho.

São dez personagens masculinos, dois deles interpretados por mulheres. A atriz Melissa Vettore, por exemplo, faz o papel do Aratanha, o único que utiliza um burro no lugar do cavalo. "É o mais errante do grupo", diz Melissa. A outra atriz no espetáculo é Lucia Romano.

Para abordar o universo masculino, Melissa fala que o trabalho físico e psicológico foi árduo. "Foi uma coisa profunda. Precisei ter um encontro fortíssimo com meu feminino para conseguir chegar ao masculino", conta. Um dos trabalhos incluiu um treinamento com práticas do kempô indiano (arte marcial baseada no movimento dos animais) e com passos de danças populares. "Fizemos bastante trabalho físico", completa.

No palco, apenas os vaqueiros. Os atores cavalgam e conversam com os cavalos e o gado, mas estes não existem em cena. "Na narrativa vamos compondo esses animais com o espectador", afirma Melissa. O burro de Aratanha, chamado Mussolini, é representado apenas por um rabo.

Time – Tauromaquia estreou ano passado no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto. A dramaturgia é de Alessandro Toller, de São Bernardo, sob coordenação de Luís Alberto de Abreu, dramaturgo de Ribeirão Pires. A diretora Maria Thaís é ex-professora e uma das fundadoras da Escola Livre de Teatro de Santo André.

O elenco conta ainda com Antônio Salvador, Cláudio Queiróz, Daniel Ribeiro, Ivaldo de Melo, Marcos de Andrade, Sidnei Caria e Tomas Jorge. Walter Breda, por estar em gravações da novela América, da Globo, será substituído por Gustavo Trestini.

Tauromaquia – Teatro Municipal de Santo André – praça IV Centenário, s/nº, Paço Municipal. Tel.: 4433-0789.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;