Economia Titulo
Comércio registra no fim de semana maior movimento do ano
Por Hugo Cilo
Do Diário do Grande ABC
09/05/2005 | 11:57
Compartilhar notícia


O comércio do Grande ABC registrou neste fim de semana o maior movimento do ano, impulsionado pelo Dia das Mães, segundo lojistas e administrações de shoppings. O desempenho das vendas no varejo superou a expansão de 15% projetada inicialmente. O ABC Plaza, em Santo André, calcula crescimento mínimo de 17% em relação ao ano passado. Já o Shopping ABC aposta em aumento de 35% no confronto com 2004. Números precisos, no entanto, deverão ser divulgados nesta semana.

Domingo, os principais centros comerciais ficaram lotados, especialmente pela manhã, a exemplo do que ocorreu sexta-feira e sábado. Além dos compradores de última hora, foi intenso o movimento de famílias que saíram de casa para passear e consumir. Restaurantes e floriculturas foram os destinos mais procurados pelos clientes.

Praticamente todas as portas do calçadão da Oliveira Lima, no centro de Santo André, abriram pela manhã, assim como o comércio na região central de São Bernardo, em especial na rua Marechal Deodoro. Embora a abertura das lojas fosse facultativa nos quatro maiores shoppings da região, poucos comerciantes  se arriscaram em fechar as portas mais cedo.

O fluxo nos corredores do ABC Plaza, em Santo André, foi acima do esperado pela administração, superou 40 mil visitantes – cerca de 30 mil no período da manhã. O conjunto comercial recebeu de sexta-feira até domingo 200 mil pessoas, de acordo com a direção do shopping.

O superintendente Henrique Carvalho informou, por meio da assessoria de imprensa, que o shopping registrou crescimento de 17% no movimento em relação ao ano passado. Segundo ele, o desempenho só não foi melhor porque muitos consumidores anteciparam as compras. O ABC Plaza vendeu em abril 21% mais que na mesma época do ano passado. A expectativa inicial era de expansão de 17%.

O Shopping ABC, em Santo André, recebeu domingo 30 mil pessoas, segundo balanço divulgado no final da tarde pela assessoria de imprensa. Para o superintendente Antonio Carlos Ferrite Sampaio, o fato de muito clientes terem levado as mães para almoçar na praça de alimentação – nos fast-food, restaurantes e pizzarias – incentivou as vendas em geral.

Faturamento – Antes mesmo de o balanço final de faturamento do Dia das Mães ser fechado, o comércio comemora o desempenho das vendas. Para o gerente da Conexão Modas, no ABC Plaza, Eduardo Vanin, o movimento no fim de semana foi o dobro do esperado. “Vendemos bastante, quase o mesmo volume que o Natal. Se continuar nesse ritmo, o Dia dos Namorados, a principal data do ano para o setor de moda jovem, será o melhor nos últimos anos.”

O setor de CDs e DVDs também registrou volume de vendas expressivo. “Em comparação ano passado, as vendas cresceram mais de 30%. Além disso, a procura neste ano ficou mais concentrada na última semana, coisa que não aconteceu em 2004”, conclui Maria Augusta Ferreira Landim, gerente da Virtual Music, no ABC Plaza.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;