Internacional Titulo
Luta entre cristaos e muçulmanos continua na Indonésia
Do Diário do Grande ABC
04/01/2000 | 09:58
Compartilhar notícia


Os confrontos entre cristaos e muçulmanos, que causaram mais de 600 mortos em 15 dias no arquipélago das Molucas, a Leste da Indonésia, continuavam nesta terça-feira, apesar da chegada de reforços do exército.

``Ouço os disparos, as explosoes e, embora nao saiba o número exato, posso afirmar que dezenas de pessoas morreram', declarou o sargento chefe Lanursani, pertencente a uma unidade mobilizada na ilha de Seram, vizinha da capital da província, Ambon.

A chegada dos reforços, adiantou o oficial, nao reduz em nada a violência e ``os soldados tiveram que disparar contra a multidao'.

Os choques inter-religiosos na ilha de Halmahera (Norte) custaram a vida de pelo menos 400 pessoas, desde 27 de dezembro, segundo balanços oficiais.

Outras 165 pessoas, de acordo com as mesmas fontes, foram mortas desde o final de dezembro na ilha de Buru (Oeste) e 63 em Ambon, onde a Igreja de Silo, principal lugar de culto da comunidade protestante, foi incendiada um dia depois do Natal.

O exército indonésio enviou ao arquipélago, segundo o quartel general em Jacarta, oito mil homens.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;