Turismo Titulo
Pelas trilhas de Anchieta
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
08/06/2006 | 10:55
Compartilhar notícia


Cerca de 3 mil andarilhos deverão aproveitar o feriado prolongado de Corpus Christi, entre os próximos dias 15 a 18, para reviver os passos do padre José Anchieta pelo litoral do Espírito Santo. A caminhada coletiva abrange um total de 100 km, que vão da capital, Vitória, até a pequena vila de Anchieta, ao Sul, com duração de quatro dias e belíssimas paisagens ao longo da rota, que passa por praias, áreas de restinga, estradas de terra, construções históricas e pontos urbanos com algumas das melhores boates do Estado.

No primeiro dia, os participantes percorrem 25 km até Barra do Jucu. No dia seguinte, mais 28 km com destino a Setiba, em Guarapari. O terceiro trecho vai até Meaípe, num total de 24 km, e no último dia, o grupo segue mais 23 km rumo ao santuário de Anchieta, onde os andarilhos são recebidos com missa, festa e homenagens.

Postos de apoio conhecidos como “oásis” foram instalados pela Abapa (Associação dos Amigos dos Passos de Anchieta) ao longo do percurso para fornecer água, frutas e medicamentos para eventuais câimbras, bolhas e torções. É nestes pontos que os caminhantes devem carimbar suas credenciais a fim de garantir o certificado de participação no final da aventura. Para tanto, são necessários pelo menos metade dos 16 carimbos.

Além do trajeto a pé, a nona edição da caminhada oficial contará com a opção de cumprir o trajeto de caiaque. Atrações culturais são outro destaque do evento, que sempre faz questão de incluir em seu calendário apresentações de bandas de congo e pausas em restaurantes à beira-mar para a degustação da autêntica moqueca capixaba.

Missão – Considerado um dos principais responsáveis pela catequização de índios durante a época da colonização brasileira, o espanhol José de Anchieta nasceu nas ilhas Canárias em 1534, ingressou na Companhia de Jesus de Coimbra aos 14 anos e a foi enviado ao Brasil em missão evangelizadora aos 19. Aqui, participou da fundação da vila que se transformaria na capital São Paulo e de cidades como Niterói (RJ)

e as capixabas Guarapari e São Mateus, além da pequena Rerigtiba – atual Anchieta –, onde passou os últimos anos de sua vida. Apesar dos problemas de saúde que lhe acometeram neste período, Anchieta percorria quinzenalmente a distância entre a aldeia de Rerigtiba e o Colégio de São Thiago, na capital da província, com tamanha rapidez que passou a ser chamado pelos índios de “o padre voador”.

Os interessados em cumprir o roteiro dos Passos de Anchieta devem procurar a Abapa. A inscrição custa R$ 20 e dá direito a um kit com manual, a credencial que deverá ser carimbada em pontos estratégicos do caminho e informações sobre alimentação, hospedagem e o percurso em si.

Informações — Abapa (Associação dos Amigos dos Passos de Anchieta): rua Padre Antônio Ribeiro Pinto, 195/1004, edifício Guizzardi Center, praia do Suá,Vitória. Tel.: (0xx27) 3227-2661. Site: www.abapa.org.br.

Inscrições: Devem ser feitas por meio de depósito bancário, no Banco do Brasil, em nome da Abapa. Agência 3790-7, conta 6572-2. O comprovante deve ser enviado à entidade pelo fax (0xx27) 3227-2661. A taxa é de R$ 20.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;