Economia Titulo
Indústria quer ampliar mas espera acertos do governo
Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
16/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A indústria do Grande ABC está apreensiva diante das próximas medidas econômicas do governo federal. Depois de conquistarem resultados positivos em 2009, é hora de investir em ampliação, porém existe a preocupação se haverá estabilidade econômica nos próximos meses. Enquanto isso, o indicador Sensor Econômico, do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), acumulou 31,5 pontos em dezembro, alta de 2,3 pontos sobre novembro, indicando que o setor produtivo nacional espera leve crescimento do cenário econômico e social do Brasil.

O Sensor Econômico mede o humor do setor produtivo nacional. Em dezembro, 70 entidades associativas participaram da pesquisa.

O diretor da regional de São Bernardo do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Mauro Miaguti, explica que a preocupação dos empresários da região gira em torno das próximas medidas do governo para a economia. "Os resultados do fim de 2009 foram bons. Agora seria a hora de investir em expansão."

Mas Miaguti diz que existe um certo receio se a grande oferta de crédito ao consumidor e as demais medidas anti-crise, adotadas pelo governo, não desenvolverão uma bolha na economia nacional.

PEQUENA INDÚSTRIA - O presidente do Simpi (Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo), Joseph Couri, prevê um crescimento de 5,8% no PIB da micro e pequena indústria do Grande ABC. O setor é composto por 11.151 empresas na região e registrava, no fim de 2009, 63.494 empregos diretos.

"Se o governo manter o acesso ao crédito, a redução da taxa de juros e a política de redução tributária, 2010 será um ano fantástico à pequena e micro indústria", pontua Couri.

Para o presidente do Sindicado da Indústria de Móveis de São Bernardo e Região, Hermes Soncini, "seria bom a manutenção de juros reduzidos". Ele diz que, desta maneira, aumentam as chances de recuperar os "resultados desastrosos apurados de dezembro" da classe.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;