Memória Titulo Memória
1990. O Grande ABC nas eleições gerais. Duas vagas a menos na Câmara Federal. Representação muda na Alesp. Newton Brandão, campeão de votos
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
07/06/2021 | 00:01
Compartilhar notícia


 O colégio eleitoral da região chegava a 1.288.607 pessoas em 1990, para um total superior a 18 milhões em todo o Estado de São Paulo.

QUEM VEM DEPOIS DE QUÉRCIA?

O pleito foi realizado numa quarta-feira, 3 de outubro de 1990, e no Estado de São Paulo seria eleito o sucessor do governador Orestes Quércia, um senador, 60 deputados federais e 84 estaduais.

601 – A região lançou 21 candidatos à Câmara Federal, na esperança de repetir o bom desempenho de 1986, quando conseguiu eleger quadro deputados: Lula, José Carlos Grecco, Felipe Cheidde e José Mendes Botelho.

602 – Dos 21 candidatos de 1990, sete eram de São Bernardo: Aron Galante, Expedito Soares, Felipe Cheidde, Felipe Cheidde Junior, Fernando Leça, Tito Costa e William Dib. Resultado: São Bernardo dividiu os votos entre os seus representantes e os candidatos de fora, e não elegeu deputado algum.

603 – A representação do Grande ABC ficou pela metade, com a eleição de José Cicote e Mendes Botelho (reeleito). Nomes como Ademir Scarpelli (de Santo André), Claudio Musumeci (de São Caetano) e Romeu da Costa Pereira (de Diadema) ficaram pelo caminho.

604 – À Assembleia Legislativa, o Grande ABC lançou 62 candidatos em 1990. A bancada da região eleita em 1986 era formada por oito deputados, reduzindo-se a sete com a saída de Luiz Tortorello, eleito prefeito de São Caetano em 1988.

605 – Dos sete que permaneceram na Alesp, Cicote, Leça e Expedito saíram candidatos à Câmara Federal em 1990. Eni Galante não foi reeleita e três reeleitos: Israel Zekcer, Ivan Valente e Daniel Marins.

606 – As novidades à Alesp, pela região, foram Newton Brandão, Gilson Menezes, Walter Demarchi e Professor Luizinho (Luiz Carlos da Silva). Brandão foi o grande vencedor, com mais de 60 mil votos – o mais votado do PTB e o sexto mais votado do Estado. Teve muito mais votos que os próprios deputados federais eleitos pela região, Cicote e Botelho.

607 – Antigos e futuros prefeitos não conseguiram se eleger à Alesp, três deles com domicílio em Mauá: Amaury Fioravanti, Oswaldo Dias e Leonel Damo. Outro ex-prefeito não eleito deputado foi Geraldino Loti Filho, de Rio Grande da Serra.

608 – O campeão de votos, Dr. Brandão, estava radiante: “Atribuo a minha eleição ao meu passado como médico, aos meus eleitores e amigos permanentes e à minha administração pública em Santo André”, declarou ao Diário do Grande ABC.

609 – Saindo do PT e candidatando-se pelo PSB, Gilson Menezes demonstrou que um ex-petista poderia consagrar-se por outras siglas: os seus mais de 45 mil votos são uma prova disto.

610 – A vitória de Eduardo Suplicy ao Senado e a de Fleury Filho ao governo de São Paulo também foram cercadas de emoção, como recordaremos amanhã.

Diário há meio século

Domingo, 6 de junho de 1971 – ano 13, edição 1555

São Bernardo – O prefeito Aldino Pinotti relata os resultados de sua viagem à Amazônia. Confirma que a Cidade da Criança terá réplicas da Transamazônica e do Rio Amazonas e seus afluentes, com todos os encantos naturais. Como novidade a mais, a Cidade ganhará vitórias-régias e animais da floresta.

Cultura & Lazer – Marcado para 17 de junho (de 1971) o primeiro ensaio da nova Orquestra Sinfônica de Santo André, no Clube dos Alemães, sob a regência do maestro Tibor Raisner.

Em 7 de junho de...

1956 – O engenheiro Angelo Raphael Pellegrino, ex-prefeito de São Caetano, profere palestra no Lions Clube de São Caetano para falar sobre a CTBC, fundada dois anos antes.

1961 – Trabalhadores da Laminação Nacional de Metais, de Utinga, Santo André, fazem assembleia no escritório da Avenida da Paz do Sindicato dos Metalúrgicos. Em pauta: aumento de salário e abono de Natal. 

Massashi Nagawa bateu uma foto na ocasião, onde aparece, à direita, o líder Miguel Guillen. Esta foto foi escolhida para ser capa de um dos cadernos do Projeto Viva Cidade, da Coordenadoria de Planejamento da Prefeitura de Santo André, produzido em fevereiro de 1990 e cujos originais doamos ao Museu Dr. Octaviano Gaiarsa.

Santos do Dia

Antonio Maria Gianelli (Itália, 1789-1846). Fundou a Congregação das Filhas de Maria (Irmãs Gianellinas) e a Congregação dos Missionários (ou Oblatos) de Santo Afonso de Ligório.

Ana de São Bartolomeu

Antonio Gianelli

Pedro de Córdova

Municípios brasileiros

Hoje é o aniversário de Anicuns (Goiás), Dom Inocêncio (Piauí), Erval Grande e Vera Cruz (Rio Grande do Sul), Jacaraci (Bahia), Santa Maria da Boa Vista (Pernambuco), e São Miguel dos Milagres (Alagoas)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;