Economia Titulo Indústria química
Executivo da Oxiteno é novo presidente do Conselho Diretor da Abiquim

Aumento da competitividade do setor e abertura comercial gradual são desafios imediatos, afirma João Parolin

Por Do Diário do Grande ABC
23/04/2021 | 12:20
Compartilhar notícia
Divulgação


 O presidente da Oxiteno, empresa do grupo Ultrapar com unidade em Mauá, João Parolin, é o novo presidente do Conselho Diretor da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química). O executivo foi eleito na AGO (Assembleia Geral Ordinária), realizada ontem (22), e substitui o diretor-presidente da Elekeiroz, Marcos De Marchi, que exercia a presdiência do Conselho da Associação desde junho de 2016.

A AGO é o órgão máximo deliberativo da entidade, responsável por apreciar as demonstrações contábeis e financeiras da associação. Sua realização é anual e a cada dois anos é promovida a eleição do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal. Os trabalhos da AGO foram conduzidos pelo agora ex-presidente do Conselho Diretor, Marcos De Marchi e durante a assembleia geral, também foram eleitos os vice-presidentes da Abiquim, são eles os executivos: 1ª. Vice-presidente: Daniela Manique (Rhodia), 2º. Vice-presidente: Roberto Simões (Braskem), 3º. Vice-presidente: Manfredo Rubens (Basf), 4º. Vice-presidente: Roberto Noronha (Unigel), 5º. Vice-presidente: Javier Constante (Dow), 6º. Vice-presidente: Reinaldo Kroger (Innova) e 7º. Vice-presidente: Maurício Russomano (Unipar).

Segundo Parolin, seus desafios imediatos são a manutenção do REIQ (Regime Especial da Indústria Química), o aumento da competitividade do setor e abertura comercial gradual, negociada e que ocorra de forma concomitante com a redução do Custo Brasil, temas que estiveram presentes em todos os trabalhos nas comissões da Abiquim que já tiveram a colaboração do executivo. “Desde que comecei a colaborar com as Comissões da Abiquim participo de trabalhos que têm o objetivo de melhorar a competitividade da indústria nacional, por meio de um processo logístico mais eficiente, custos de produção competitivos com Estados Unidos e Europa, e mecanismos de defesa comercial que garantam competição justa do produto nacional com o importado. Manterei essas ações e agradeço ao meu antecessor, Marcos De Marchi, pelo trabalho, conquistas e visibilidade dada ao setor químico para a segurança produtiva de toda a indústria nacional”, afirma.

Parolin é engenheiro químico, formado pela Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), pós-graduado em administração de empresas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), com MBA pela FIA (Fundação Instituto de Administração) da USP. Como complemento à sua formação participou do Skills, Tools and Competences da Fundação Dom Cabral/JL Kellogg e do Programa de Gerenciamento Avançado da Wharton School, além do curso de formação de conselheiros do IBGC. O executivo ingressou na Oxiteno em 1986 e atuou como gerente de marketing, gerente de vendas e diretor comercial até assumir a presidência da empresa em 2007.

É coordenador da Comissão Temática de Comércio Exterior da Abiquim desde julho de 2009 e também integrou a Comissão Temática de Economia e Competitividade, entre 2007 e 2018, na qual foi vice-coordenador entre 2008 e 2018.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;