Internacional Titulo
Paralmento pede que Saddam continue desafiando zonas de exclusao
Por Do Diário do Grande ABC
09/01/1999 | 14:19
Compartilhar notícia


O parlamento iraquiano pediu neste sábado ao governo do presidente Saddam Hussein que continue desafiando as zonas de exclusao aérea impostas no norte e no sul do país pelos Estados Unidos e Gra-Bretanha. Saddam costuma convocar a Assembléia Nacional, de 250 membros, para dar aprovaçao automática a suas decisoes em relaçao à disputa com as Naçoes Unidas pelas inspeçoes de armas de destruiçao em massa.

Na sessao desta manha, os oradores pediram que Saddam nao só continuasse desafiando as zonas de exclusao aérea - onde avioes ocidentais tentam proteger os ataques iraquianos os curdos, no sul, e os muçulmanos xiitas, no norte - mas também rompesse relaçoes com as Naçoes Unidas.

A previsao é de que, domingo, a Assembléia aprovará uma resoluçao apoiando a posiçao do governo, disse um dirigente do partido governista Baath, Saad Kassem Hammudi. 'Incluirá uma recusa à cooperaçao com a Unscom (Comissao Especial da ONU) e todas as outras resoluçoes vinculadas com o Conselho de Segurança``, acrescentou. Essas resoluçoes incluiriam as inspeçoes de armas por parte da Unscom, a demarcaçao da fronteira iraquiana com o Kuwait e o programa da ONU segundo o qual o Iraque pode vender petróleo para comprar alimentos e medicamentos.

Esse programa é uma exceçao humanitária ao embargo imposto pela ONU em 1990, após a invasao iraquiana do Kuwait, que deve permanecer válido até que se certifique que o Iraque eliminou as armas de destruiçao em massa.

Desde o final de dezembro, avioes iraquianos e baterias antiaéreas vêm disparando contra caças norte-americanos e britânicos que patrulham as zonas de exclusao de vôos, estabelecidas após a guerra do Golfo Pérsico de 1991. Saddam declarou que desafiará essas regioes depois que caças americanos e britânicos bombardearam alvos militares no Iraque durante quatro dias, em meados de dezembro, quando os inspetores da ONU informaram que o Iraque os impedia de cumprir com seus trabalhos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;