Setecidades Titulo
Centro e Industrial, em Santo André, terão câmeras
Por Raimundo de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
14/04/2007 | 07:09
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Santo André vai instalar 13 câmeras para monitorar a região central e a Avenida Industrial. A medida faz parte do planejamento para combater a violência e do reforço da GCM (Guarda Civil Municipal). Cada câmera terá zoom com alcance de 400 metros e o principal objetivo é tentar inibir as ocorrências de roubos e furtos no Centro e a prostituição nos bairros Jardim e Campestre.

Segundo o assessor especial de Políticas de Prevenção à Violência Urbana de Santo André, Marcos Torres, a aquisição das câmeras será feita com parte do R$ 1 milhão, que será repassado ao município pelo governo federal por meio de um convênio assinado em janeiro deste ano. De acordo com Duarte, o governo federal vai enviar 10 motocicletas e um carro para atendimento de vítimas de violência, que serão usados pela GCM, e R$ 550 mil em repasse em dinheiro para ser usado em cursos de formação de novos guardas municipais, requalificação dos que já estão em atividade, e para a compra dos equipamentos eletrônicos. Segundo ele, a instalação das câmeras será feita depois de concluídas as etapas de licitação para a compra dos equipamentos. Ainda sem prazo

As medidas fazem parte do reforço da Guarda da cidade. Segundo Frota, o atual efetivo da GCM é de 468 guardas, que trabalham no patrulhamento, e de 135 seguranças patrimoniais. Esse número será ampliado para 520 com o preenchimento de 52 novas vagas para patrulhamento, por meio de concurso público que está em andamento.

Segundo o tenente-coronel da Polícia Militar do 10º Batalhão de Santo André, Edson de Jesus Sardano, o aumento no patrulhamento por parte da guarda e a instalação do monitoramento eletrônico vai beneficiar o policiamento na região e melhorar o combate à violência no município. Segundo ele, há um bom entrosamento entre o trabalho da GCM e das polícias no combate à violência no município.

Para o assessor do procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Guaraci Minguardi, a instalação de câmeras em regiões com alto índice de criminalidade, aliada ao acompanhamento integral das imagens, funcionam no combate à violência. “Em um primeiro momento, as câmeras inibem os contraventores, mas é importante ter um acompanhamento permanente das imagens para garantir ação rápida na repressão aos delitos”, diz.

A Prefeitura vai fazer seis plenárias com a população para discutir o Plano Municipal de Segurança Pública. As plenárias serão por regiões do município.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;