Política Titulo
Lula convoca embaixador da Venezuela para prestar esclarecimentos
Do Diário OnLine
01/06/2007 | 18:54
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou o Itamaraty convocar o embaixador da Venezuela no Brasil, Julio Garcia Montoya, para prestar esclarecimentos sobre as declarações do presidente Hugo Chávez a respeito do Congresso brasileiro.

Chávez criticou nesta sexta-feira uma manifestação dos parlamentares a favor das transmissões da RCTV (Radio Caracas Televisión), que saiu do ar na última segunda-feira após decisão do governo venezuelano de não renovar sua concessão.

O líder venezuelano declarou que “seria mais fácil o império português voltar a se instalar no Brasil do que o governo da Venezuela devolver a concessão, que já terminou, a uma emissora da oligarquia”. Além disso, referiu-se ao Congresso brasileiro como “papagaio” dos Estados Unidos e dominado pela direita.

Questionado por jornalistas em Londres (capital inglesa), Lula comentou o assunto. “O Chávez tem que cuidar da Venezuela, eu tenho que cuidar do Brasil, o Bush tem que cuidar dos Estados Unidos e assim por diante”, afirmou, na residência oficial da Embaixada do Brasil.

O presidente também ponderou sobre a necessidade de saber exatamente o que foi dito. “Eu não posso falar de um discurso de um chefe de Estado só porque você está me fazendo a pergunta”, disse.

“Numa situação dessas, não sei se o Chávez falou ou não falou. Se ele falou, certamente o embaixador em Caracas vai comunicar o Itamaraty. E depois é o seguinte: todos nós somos adultos e cada um tem responsabilidade pelo que fala”.

“O problema do Brasil é outro. Aqui temos uma prática extremamente democrática com a imprensa, e ela está consolidada. Acho que cada país tem que ter soberania para fazer o que tem que ser feito. Nada mais que isso”, comentou.

Nota - O Itamaraty também divulgou uma nota sobre as declarações feitas nesta sexta-feira pelos presidente da Venezuela. Veja abaixo o comunicado na íntegra:

“Tendo tomado conhecimento, em Londres, de declarações atribuídas ao presidente Hugo Chávez a respeito do Congresso brasileiro, o presidente Lula reafirmou seu total apoio às instituições brasileiras e expressou seu repúdio a manifestações que coloquem em questão a independência, a dignidade e os princípios democráticos, que norteiam essas instituições.

Enquanto aguarda a transcrição das referidas declarações, o presidente Lula determinou que o Ministério das Relações Exteriores convoque o embaixador da Venezuela no Brasil para os indispensáveis esclarecimentos.”



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;