Memória Titulo
Os 200 anos da Boa Viagem em dois palcos do Grande ABC

Um convite do Grupo Cênico Regina Pacis, de São Bernardo...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
02/11/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Um convite do Grupo Cênico Regina Pacis, de São Bernardo: o grupo apresenta a peça teatral 200 Anos de Caminhada, em mais duas apresentações: amanhã e domingo. Trata-se de uma encenação em homenagem aos dois séculos da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, a Matriz de São Bernardo. Texto e direção são de Hilda Breda.

A Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem nasceu com a Freguesia de São Bernardo, em 1812. Dela se originaram as atuais 98 paróquias da Diocese de Santo André.

200 ANOS DE CAMINHADA
Amanhã, 3, às 19h30. Local: Centro Cultural Wladimir Herzog. Endereço: Rua Eduardo de Matos, 159, bairro Campanário, Diadema. Entrada franca.

Domingo, 4, às 20h. Local: Salão Paroquial da Boa Viagem. Endereço: Rua Padre Lustosa, 391, Centro, São Bernardo. Entrada franca.

Sobre o Dia de Finados...
"A morte natural e as consequências que a acompanham serão de ciência exclusiva de Deus e aos homens cabe aceitar o que a Providência amorosa do Altíssimo achou por bem revelar a respeito".
Mário Polesi, jornalista, Considerações sobre a morte. Diário: 2-11-1982.
* * *
A comemoração dos falecidos remonta ao ano 998. A divulgação desta comemoração se deve a Santo Odilon, abade de Cluny. Ele introduziu a prática nos mosteiros beneditinos.
Em 1311, Roma incluiu, definitivamente, o dia 2 de novembro no calendário litúrgico da Igreja para celebrar ‘Todos os Finados'. 
Somente em 1915, quando a morte, a sombra terrível, pairou sobre toda a humanidade, devido à 1ª Guerra Mundial, o papa Bento XIV oficiou o decreto para que os sacerdotes do mundo todo rezassem três missas no dia 2 de novembro, para Todos os Finados.
* * *
"A vontade do Pai é que todo aquele que vê o Filho e acredita nele tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia" (Jo, 6,40).
* * *
"Tudo acaba, todos neste mundo estamos de passagem. Só Deus tem vida em si mesmo. Ele é a Vida" (papa Bento XVI).
* * *
Depois de ter celebrado, ontem, seus filhos admitidos à Glória eterna, a Igreja recorda hoje aqueles que já salvaram suas almas mas ainda não puderam entrar no Paraíso, por estarem se purificando no Purgatório. Ela incentiva os fiéis a rezarem por essas almas padecentes e abre com liberalidade, em benefício delas, os tesouros de suas indulgências (cf. A. de França Andrade).

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Terça-feira, 2 de novembro de 1982 - Nº 5046
Manchete - Papa João Paulo II, em Madri, condena o consumismo
Eleições 1982 - "Minha plataforma de candidato a deputado federal pelo PMDB é também um alerta ao povo, para que não se deixe enganar pelo governo" (Enilson Simões de Moura, Alemão, sindicalista de São Bernardo).
São Bernardo - É precário o estado da Avenida Faria Lima.
Segunda Divisão - Sábado à noite, no Parque Antarctica: São Bernardo 0, Bragantino 0. Primeira partida pela decisão da Região Sul do Campeonato Paulista.

EM 2 DE NOVEMBRO DE...
1867 - Em plena Guerra do Paraguai, o general João Manuel Mena Barreto comanda o Exército Brasileiro na tomada de Tajl.
1972 - Um trem de passageiros e outro de carga chocam-se na Estação de Rio Grande da Serra; várias pessoas ficam feridas.
1977 - Aberta, no saguão do Hotel Binder, em São Bernardo, exposição de cartões de arte da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

HOJE
Dia de Finados ou dos Fiéis Defuntos, Dia Internacional da Abolição da Escravatura, Dia Nacional das Relações Públicas e Dia da Astronomia.

Trabalhadores
Os metalúrgicos de Santo André rumo ao octogésimo aniversário do sindicato: 1933-2013
Festa no Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André na década de 1980: sentados: Miguel Guillen (à esquerda) e Marcos Andreotti

SANTOS DO DIA
Bárbara, Eustóquia, Hermes, Pápias e Tobias e Tomás de Walen.
Fontes - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br .
Ilustração - Estante de coro e armário. Século 18. Madeira dourada. Procedente das Missões Jesuíticas de Santo Ângelo (RS). Utilizado para apoiar o livro de canto. Provavelmente trabalho de artista hispano-americano.
Fontes - Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

MARIO JACOMO GUAZZELLI
Foi sepultado ontem no Cemitério de Vila Euclides, em São Bernardo. São-bernardense. O mais velho dos filhos de Settimo e Ada Guazzelli. Com seu caminhão, transportava famílias que se dirigiam, na década de 1950, aos primeiros tempos do Parque Estoril, em Riacho Grande, e às festas de São Bartolomeu. Morreu na quarta-feira, por volta das 19h, e está sepultado no Cemitério de Vila Euclides.

MISSA
Trigésimo dia. José Nevio Dalla. Igreja Matriz de Santo André, hoje, às 19h. Sr. José é andreense. Toda uma vida dedicada à cidade. Morreu em 2 de outubro, aos 81 anos.

SANTO ANDRÉ
Alcides Oliveira Pinto, 77. Natural de São Paulo (SP). Dia 30, em São Bernardo. Memorial Jardim Santo André.

SÃO BERNARDO
Lindaura Cardoso Mendes, 90. Natural do Estado da Bahia. Dia 31. Cemitério do Baeta.
Sebastiana Rodrigues Lorenzo, 77. Natural da Espanha. Dia 31. Jardim da Colina. 
Jose Rodrigues Ribeiro, 77. Natural de Itanhandu (MG). Dia 31. Cemitério do Baeta. 
João Marques das Neves, 75. Natural de Irecê (BA). Dia 31. Cemitério dos Casa.        
José Carlos Ferreira de Morais, 68. natural de Monte Azul (MG). Dia 30. Cemitério dos Casa.
Elzai Vieira Profeta, 60. Natural de Mucugê (BA). Dia 31. Cemitério de Vila Formosa, na Capital. 

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;