Economia Titulo
Desvalorizaçao do real pode arrastar o sucre equatoriano
Do Diário do Grande ABC
30/01/1999 | 13:49
Compartilhar notícia


O sucre equatoriano, submetido a grande pressao com a crise brasileira, poderá se desvalorizar a curto prazo, estimaram neste sábado analistas na cidade suíça de Davos.

Devido ao alto grau do déficit público do Equador, sua inflaçao (43,4%, a mais alta da América Latina em 1998) e ao déficit da balança de pagamentos (9,6% em 1999), a desvalorizaçao poderá desembocar em uma flutuaçao a curto prazo, informou a empresa de análise financeira internacional Oxford Analytica, em Davos.

Se o Congresso aprovar o orçamento de 1999, que inclui dramáticos cortes na despesa social, esta crise poderá ser adiada, segundo o documento difundido durante o 29º Foro Econômico Mundial.

A desvalorizaçao contínua do real nas últimas semanas afetará o Equador de três maneiras, segundo a Oxford Analytica.

Em primeiro lugar, uma certa perda de competitividade dos produtos comuns ao Brasil no mercado internacional: café, banana e setor automotor. No momento, a desvalorizaçao do sucre ao longo de 1998 (55%) reduzirá o impacto.

Em segundo lugar, a suspensao das linhas de crédito e o fechamento de capital internacional para os países latino-americanos é um sério problema para toda a regiao, ``mas especialmente para o Equador, pois está no final da fila, sobretudo por causa da fragilidade de seus dados macroeconômicos e à lentidao de suas reformas estruturais'.

Finalmente, os depósitos do Banco Central equatoriano reduziram-se até US$ 1,52 bilhao por causa da pressao sobre as moedas latino-americanas, segundo o documento.

Segundo os especialistas, ``a aprovaçao do orçamento de 1999', que inclui uma reduçao do déficit de 5,9% para 2,6% do PIB, ``é crucial'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;