Política Titulo
PSDB quer se reunir com José Auricchio no dia 21
Fabrício Calado Moreira
Do Diário do Grande ABC
07/04/2005 | 13:22
Compartilhar notícia


O Dia de Tiradentes, 21 de abril, foi escolhido pelo PSDB do Grande ABC para reunir-se com o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), e tentar convencê-lo a mudar de partido. Auricchio confirma que foi procurado pelos coordenadores tucanos da macrorregião, mas acrescenta que ainda não foi marcada data para o encontro.

O presidente do PSDB de São Caetano, Honório do Carmo Neto, quer a reunião para o dia 21, mas não descarta transferí-la para outro dia. “Pode ser dia 20 ou 22, só não pode passar do ponto”, afirma. O tucano espera definir até lá quem participará do encontro. “É muita gente para conversar na região e pretendo convocá-los pessoalmente”, acrescenta.

Carmo Neto espera reunir integrantes de peso do PSDB no Grande ABC. Além de presidentes de diretórios e vereadores da região, são esperados o coordenador do Conselho Executivo do PSDB no Grande ABC, Fernando Leça, o vice-coordenador, Cláudio Demambro, e o prefeito de Rio Grande da Serra, Adler Kiko Teixeira, que também é secretário administrativo do partido na região.

“Por enquanto, estamos tratando assunto de forma regional”, explica Demambro. A executiva estadual do PSDB não foi convidada para participar da reunião com o prefeito de São Caetano. “A decisão de não chamar é intenção de fortalecer a região”, argumenta Honório do Carmo Neto. Por outro lado, não têm sido poucos os contatos feitos por tucanos de instâncias superiores com o Palácio da Cerâmica. Nos dois casos, a posição de José Auricchio é de esperar e ouvir.

Cobiçado – José Auricchio Júnior tem o passe cobiçado. Cidade com maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil, São Caetano é vitrine e tanto para qualquer partido. Com a decisão de permanecer no PTB, o prefeito cacifa-se perante a executiva nacional petebista e terá influencia nas eleições de 2006 para deputados federal e estadual. Por isso, e pela atuação no Executivo municipal, o prefeito é elogiado pelas duas siglas que hoje o disputam.

Há duas semanas, após reunião com força-tarefa liderada pelo vice-presidente nacional do PTB, o deputado estadual Campos Machado, José Auricchio afirmou que não sairá do PTB. “Estou firme no PTB e tenho total disposição em continuar nos quadros do partido”, garantiu. Machado, junto a petebistas e aliados de Auricchio, esteve no gabinete do prefeito para demovê-lo da decisão de deixar a legenda rumo ao ninho tucano. “A permanência dele no PTB é uma questão de honra para mim e para o partido”, enfatizou o deputado, que saiu do Palácio da Cerâmica convencido de que o prefeito não mudará de legenda.

Para Campos Machado, o assédio tucano é legítimo. “Mas acontece que São Caetano tem tradição petebista”, apontou. O prefeito Tortorello também era do PTB.

Há mais de um mês, em entrevista ao Diário, o ex-prefeito de São Caetano, Antônio Dall‘Anese, recomendou aos líderes do PSDB que convidassem formalmente o prefeito para participar de reunião no diretório. Tanto Dall‘Anese quanto Demambro ocupam cargos na atual administração. Dall‘Anese é assessor especial do gabinete de Auricchio, e Demambro é diretor-geral do DAE (Departamento de Águas de São Caetano).

Negociações – As conversas entre o partido do governador Geraldo Alckmin e o prefeito de São Caetano têm acontecido desde o início do mandato. Em janeiro, ele recebeu Alckmin e o prefeito de São Paulo, José Serra, durante anúncio da reconstrução da ponte que liga as ruas São Paulo, em São Caetano, e Barbinos, em São Paulo. Extra-oficialmente, Serra já havia comparecido ao estádio Anacleto Campanella para assistir à partida entre Azulão e Palmeiras. Também em janeiro, Auricchio recebeu o vereador da capital José Anibal.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;