Automóveis Titulo Mercado
Da Bahia para o mundo

Ford mostra versão de produção do novo EcoSport, mas
o lançamento e o valor do modelo continuam em segredo

Vagner Aquino
Enviado a Camaçari (BA)
25/04/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Quando viu as vendas do Duster subirem avassaladoramente, a Ford preocupou-se com seu EcoSport. Afinal, o líder absoluto do segmento perdera o posto para o modelo da Renault.

Com base nisso, a montadora do oval azul viu que era hora de agir. E foi o que fez. Já no comecinho de janeiro (quando as pessoas ainda estavam sentido o gostinho do champagne do Réveillon), a marca convocou a imprensa para falar sobre o novo EcoSport - até então, nunca mostrado oficialmente.

À época, o modelo (ainda como carro-conceito) chamou a atenção, com linhas modernas e robustas. Foi sucesso de crítica. Ufa! A Ford alcançou o objetivo de barrar as vendas do rival, afinal, um produto novo e bonito sempre mexe com a imaginação dos brasileiros...

Passados menos de quatro meses, surge novamente o convite. Desta vez, para mostrar a versão de produção do utilitário esportivo compacto, como a marca prefere chamá-lo.

Durante apresentação realizada na fábrica de Camaçari (BA), os executivos da Ford afirmaram que o modelo levará sob o capô o motor 2.0 Duratec flexível de 143 cv na versão topo de linha Titanium.

Questionados, os executivos não disseram quantas (e quais) serão as versões do modelo e tampouco qual será a motorização da versão de entrada e, como já era de se esperar, o preço. Fontes ligadas à marca deram indícios de que o modelo chegue por aqui entre julho e agosto, mas nada ainda é oficial.

O único detalhe que se sabe ao certo é a lista de equipamentos da configuração topo de linha, que trará ar-condicionado digital, air bag duplo (laterais e de cortina como opcionais), freios ABS com controle eletrônico de estabilidade, sensores de estacionamento, chuva e luminosidade, direção elétrica, rodas de liga leve com 16 polegadas, botão para dar partida no motor, assistência de partida em rampa, CD player com MP3, entrada auxiliar, iPod, USB e bluetooth, tela em LCD de 3,5 polegadas no centro do painel e sistema SYNC - interatividade por meio de comando de voz - trio elétrico, entre outros equipamentos.

Por dentro, o novo EcoSport lembra bastante o New Fiesta. Mas o acabamento é melhor e o plástico, mais sensível ao toque.

Na traseira, a novidade fica por conta da maçaneta da tampa do porta-malas, que fica oculta na lanterna direita - toma o lugar da luz de ré. O estepe continua pendurado lá atrás.

MERCADO

Entre 2011 e 2015, a Ford vai investir o total de R$ 2,8 bilhões na unidade baiana. Além de fazer melhorias na manufatura, o intuito é aumentar a capacidade produtiva da fábrica para 300 mil unidades anuais. Hoje, saem do complexo 250 mil carros por ano (cerca de 685 unidades por dia), divididas entre EcoSport (atual), Fiesta e Fiesta Sedan. Durante a visita à fábrica, foi possível conhecer a linha de produção do novo EcoSport, que já começou a ser fabricado.

Vale lembrar que o novo EcoSport foi desenvolvido no Brasil e será produzido também na Índia e China (países onde já foi apresentado nos salões de Nova Déli e de Pequim). A comercialização será feita em cerca de 100 países.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;