Internacional Titulo
Ataque contra hospital de Kirkuk para libertar detento deixa 3 mortos
Da AFP
07/12/2005 | 09:24
Compartilhar notícia


Quase 20 homens armados atacaram na manhã desta quarta-feira o hospital geral de Kirkuk, ao norte de Bagdá, e libertaram um detento, membro de uma célula que planejava assassinar um juiz do tribunal de Saddam Hussein, e mataram três policiais, informaram a polícia e o centro médico.

"Um grupo de quase 20 homens armados invadiu o estabelecimento à 6h00 (1h00 de Brasília)", declarou o capitão Salam Abdel Qader, diretor de segurança do hospital desta cidade situada 250 km ao norte da capital. "Libertaram o preso depois de abrir fogo contra os policiais que vigiavam o quarto. Três morreram e seis ficaram feridos", acrescentou.

O detento integrava uma célula islamita vinculada à Al-Qaeda que planejava assassinar esta semana Raed Juhi, juiz do tribunal que julga Saddam Hussein em Bagdá. A célula foi desmantelada no sábado pela polícia em Kirkuk.

Segundo o médico Nihad Mohammad, da emergência do hospital, o preso foi ferido pelos tiros da polícia durante a prisão ao lado de outros 11 membros la célula.

A polícia informou no sábado passado que todos os membros da célula islamita são iraquianos árabes sunitas, oriundos de Kirkuk e de Tikrit, que foram redutos de Saddam Hussein, e da província rebelde sunita de Al-Anbar, ao oeste de Bagdá.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;