Política Titulo
Associaçao de Comércio Exterior critica moratória
Por Do Diário do Grande ABC
11/01/1999 | 10:27
Compartilhar notícia


O presidente da Associaçao de Comércio Exterior do Brasil (AEB), Pratini de Moraes, disse nesta segunda-feira, em entrevista, que o anúncio da moratória de Minas Gerais nao contribuiu em nada para o crédito do Brasil no exterior. "Nao é hora de se falar em moratória nem em descumprimento de compromissos. É hora de o país ser extremamente rigoroso com seus compromissos internacionais para restaurar sua credibilidade, de modo que suas instituiçoes financeiras consigam gradualmente restabelecer suas linhas de crédito no exterior", afirmou.

Segundo ele, o presidente Fernando Henrique Cardoso e o ministro da Fazenda, Pedro Malan, já recolocaram o problema de Minas de uma forma adequada, "reduzindo assim a repercussao do assunto no exterior o que pode restabelecer a credibilidade do Brasil" acrescentou. Ele considera que o problema de falar em moratória é que o mercado internacional ainda lembra do calote da época do ex-presidente José Sarney, o que, conforme disse, fez o país só pagar juros mais altos do que a Argentina.

Semestre difícil - Quanto ao comércio exterior, Pratini de Moraes acredita que o primeiro semestre será muito difícil, principalmente pelo baixo preço das matérias-primas no mercado internacional. Para o segundo semestre, Pratini de Moraes acredita num restauraçao da economia no Sudeste Asiático e numa estabilizaçao do Japao, o que deve garantir, segundo ele, um "horizonte" melhor. "Nós devemos esperar um primeiro semestre com exportaçoes bem menores do que no ano passado, e a importaçao dependerá muito do desenvolvimento econômico", disse. "Vai haver menos importaçao de petróleo, de certos manufaturados, porque o ritmo da economia interna está mais lento", prevê. "Podemos esperar um primeiro semestre com queda no déficit, mas em decorrência da reduçao das importaçoes e nao do aumento das exportaçoes", acrescentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;