Memória Titulo COLUNA
Da Praça Lauro Gomes à Estrada das Lágrimas

Mais de três anos antes do bicentenário da Independência, pesquisadores procuram pontuar os passos dados por dom Pedro em 7 de setembro de 1822

Ademir Medici
23/06/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Sábado retrasado (15 de junho) Memória participou de um passeio e bandeira cultural seguindo as trilhas por onde passou dom Pedro no célebre 7 de setembro de 1822. Como expositor o grupo teve o professor Jorge Pimentel Cintra, presidente do IHGSP (Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo). Ele e o irmão, Alexandre Pimentel Cintra, procuram detalhar o Caminho da Independência, com vistas às festividades do bicentenário em 2022.

As trilhas seguidas estão totalmente urbanizadas no trecho percorrido, entre o Centro de São Bernardo e a Árvore das Lágrimas, em São Paulo.

Passamos por Rudge Ramos (antigo bairro dos Meninos – onde existiu um pouso de tropeiros certamente observado por dom Pedro, na bifurcação das Estradas do Vergueiro e das Lágrimas).

Cruzamos pela primeira vez o Rio dos Meninos pela Estrada das Lágrimas na altura do Instituto Mauá – nos limites entre São Bernardo e São Caetano.

Demos uma esticada até a igreja do bairro Fundação – outrora sede da Fazenda dos Beneditinos (no antigo Tijucuçu).

Vencemos mais à frente, e pela segunda vez, outro trecho do Rio dos Meninos pela chamada Ponte Preta. Seguimos pelo bairro São João Clímaco – e Estrada das Lágrimas, já em São Paulo – até a célebre Árvore das Lágrimas.

Às 18h estávamos aos pés da árvore, aprendendo com a sua zeladora, dona Yara, que aguarda há 30 anos a recuperação do espaço daquela árvore símbolo.

Em síntese: Memória acumulou uma série de boas informações, que aos poucos iremos compartilhar com você, leitor amigo.

BENEDITINOS

Antes de seguir pela Estrada das Lágrimas em direção a São Paulo, o grupo fez a última foto coletiva, ao lado da vitrine fruto dos trabalhos arqueológicos realizados na sede da Fazenda São Caetano.

A escavação foi realizada por equipe dirigida pela arqueóloga Margarida Davina Andreatta, por proposta do professor José de Souza Martins e com o apoio decisivo da Fundação Pró-Memória de São Caetano.

Estão na foto: Elói Leandro (primeiro à esquerda, ao fundo), Simone Bello, Vicente D’Angelo, Jorge Pimentel, Alexandre Pimentel e Reinaldo Macabel; na frente: Johnata William Zorzi, Marlene Sessi (Marcele), Silvia Von Tiesenhausen (Sonia), Natália Frutuoso, Jonas Taucci (da Paróquia São Caetano), Ghislaine Lamounier, Ricardo Pires de Campos, João Paulo de Oliveira e Valter Augusto Zorzi.

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 23 de junho:

- Em São Paulo, Jacupiranga. Elevado a município em 1927, quando se separa de Iguape, no Vale do Ribeira.
- Em Tocantins, Babaçulândia, Cristalândia e Pium
- Em Goiás, Cristianópolis
- Na Bahia, Esplanada
- No Ceará, Eusébio e Itapiúna
- No Paraná, Farol
- Em Santa Catarina, Rio do Oeste

Fonte: IBGE

Santos do Dia

- Edeltrudes
- José Cafasso

Por e-mail

- Na nota referente ao dia 16 de junho, acho que o nome correto da atriz é ‘Claudete Joubert’. Ela foi uma das musas das pornochanchadas dos saudosos anos 70...
Sérgio Paz, São Paulo

Nota da Memória – Tem razão o leitor e amigo Sérgio Paz. Claudete Joubert protagonizava o filme Desejo Proibido, em 1974, em cartaz no Cine Tangará, em Santo André.

Alguns anos antes, outra atriz, esta de fama internacional, interpretava filme onde também aparece no título a palavra ‘desejo’ – leiam na seção Em 23 de junho de...

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 23 de junho de 1989 – ano 32, edição 7099

Manchete – Lei de greve está aprovada pelo Congresso
São Bernardo – Prefeito Mauricio Soares vai recolher ISS (Imposto Sobre Serviços) de empreiteiras em obras públicas.
SOS Bairros – A adutora da Rua Taubaté, no Jardim Utinga, em Santo André, está quebrada, sem que o Semasa consiga resolver o problema.
Cultura & Lazer – Reformas em teatros são urgentes.
Com instalações precárias, som e serviços deficientes, espaços culturais percorridos pelo Diário mal suportam a realização de grandes eventos.
No Teatro Municipal de Santo André, o forro despenca e as poltronas estão rasgadas.
Polícia – O tenente-coronel José Severino Sobrinho assumiu ontem o comando do 8º Grupamento de Incêndio, em Santo André.
 

Hoje

- Dia do Atleta Olímpico
- Dia Internacional das Aldeias SOS
- Solene vigília de São João Batista.

Grande ABC – A Diocese de Santo André possui quatro paróquias dedicadas a São João Batista: Parque João Ramalho (Santo André), Rudge Ramos (São Bernardo), Santa Paula (São Caetano) e São João (Mauá). Além de inúmeras capelas dedicadas ao santo mais festeiro deste mês de junho.

Em 23 de junho de...

1919 – Os advogados Francisco Morato e Vicente Rao anunciam seus serviços profissionais, com escritório à Rua São Bento, 66-A (sobrado), e telefone central 5030.
Nota – Os dois profissionais são hoje nomes de ruas na Capital.
Internacional
- Do noticiário do Correio Paulistano: é muito grave a situação na Áustria.
- Do noticiário do Estadão: a Alemanha reluta em assinar o tratado de paz.
1959 – Uma comissão de grevistas da Fiação e Tecelagem Santo André decide ir ao Rio de Janeiro para solicitar a interferência do presidente da República e do ministro do Trabalho para pôr fim à greve, que entrou em seu 64º dia.
- Em cartaz no Cine Carlos Gomes, em Santo André: Desejo, com Sophia Loren.
1969 – Iniciam-se os preparativos para a comemoração do 50º aniversario de lançamento da pedra fundamental da igreja Nossa Senhora do Carmo, em Santo André. Bombeiros realizam a limpeza externa das paredes e repintam a cruz frontal, de seis metros, utilizando uma escada ‘Magirus’. Serão trocadas 344 lâmpadas.
Nota – E atenção, paroquianos: a Catedral do Carmo está prestes a completar, neste 2019, um século desde o início da sua construção, em 1919.
1984 – Prefeitura de São Bernardo anuncia que o bairro Assunção contará com ônibus intermunicipais.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;